Uma história de amor aos pobres

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

A Congregação dos Rogacionistas, lança no dia 19 de setembro as 19h30 o média metragem “Por amor aos pobres – A vocação de Santo Aníbal”. O evento acontecerá no auditório Tiago Alberione, FAPCOM, rua Major Maragliano, 191 Vila Mariana. A narrativa de ficção é inspirada na vida do italiano Aníbal Maria Di Francia no século 19, na cidade italiana de Messina. É o primeiro filme de ficção épico realizado no Brasil pelos Rogacionistas a apresentar alguns recortes da história do santo, que é considerado o “apóstolo da oração pelas vocações e pai dos órfãos e dos pobres”. O ator Willian Mello interpreta o jovem Aníbal, que acolhe ­­- com amor- os pobres, os doentes e as crianças, diante de conflitos sociais, políticos e da miséria, consequências da guerra de unificação na Itália.

A obra cinematográfica foi gravada na cidade de São Paulo e Santos, SP com 17 atores no elenco principal e mais de 100 figurantes. A produção selecionou locações nas duas cidades, aproximando-se ao máximo ao cenário da infância e juventude do fundador da congregação dos padres e irmãos Rogacionistas.

Com roteiro de Maria Inês Godinho e direção de Osmar Koxne, o filme possibilita uma reflexão vocacional e induz o debate na atual realidade social dos jovens. As atitudes de Aníbal em defesa da vida diante da perseguição aos pobres nos trazem ao presente, aos problemas vividos em todo o mundo neste século: conflitos políticos, econômicos, guerras e miséria, que geram insegurança de um futuro melhor, sobretudo aos jovens e às crianças. “Por amor aos pobres” reforça a importância do jovem ser motivado a refletir as dúvidas entre seus ideais e o necessário para uma vida digna, a optar pela justiça e defesa dos direitos humanos, a assumir com responsabilidade e maturidade a sua vocação.

Maria Cláudia Pereira

Publicações recentes