Texto-base do 4º Congresso Missionário Nacional disponível para estudo

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

A Comissão Organizadora acaba de divulgar o Texto-base do 4º Congresso Missionário Nacional (4º CMN) que será realizado em Recife (PE), entre os dias 7 e 10 de setembro. Promovido pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) em comunhão com o Conselho Missionário Nacional (Comina) e a arquidiocese de Olinda e Recife, o Congresso tem como tema central “A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”.

Elaborado por uma equipe da Rede Latino-americana de Missiólogos e Missiólogas (Relami), o Texto-base do 4º CMN é inspirado no documento do 5º Congresso Missionário Americano (CAM 5). O trabalho resultou em uma versão pastoral mais enxuto e acessível para facilitar o estudo do tema nas comunidades.

Seguindo o método Ver, Julgar e Agir, o documento de 56 páginas está organizado em três capítulos e contempla três eixos temáticos: I) A Alegria do Evangelho; II) Sinodalidade e Comunhão; e III) Testemunho e Profetismo. Nesses três eixos, há um eixo transversal que percorre todo o documento: a Igreja em saída na perspectiva ad gentes. No final de cada capítulo o texto propõe algumas perguntas para motivar a reflexão.
O documento será enviado aos regionais da CNBB, ainda em maço para ser distribuído nas dioceses.

O objetivo geral 4º CMN é impulsionar as Igrejas particulares para um dinamismo de saída e caminhar juntos no testemunho da alegria do Evangelho, da comunhão e do profetismo. O evento deverá reunir 600 delegados representantes dos 18 regionais da CNBB e outros 100 convidados que serão hospedados por famílias da arquidiocese de Olinda e Recife. As inscrições serão efetuadas somente por meio dos Conselhos Missionários Regionais (Comires), conforme vagas disponibilizadas.

O 4º Congresso Missionário Nacional está em sintonia com a caminhada missionária da Igreja e serve de preparação do Brasil ao 5º Congresso Missionário Americano (CAM 5), a ser realizado nos dias 11 a 15 de julho de 2018, em Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), com a temática “A alegria do Evangelho, coração da missão profética, fonte de reconciliação e comunhão”.

Histórico
O 1º Congresso Missionário Nacional aconteceu em 2003, na arquidiocese de Belo Horizonte (MG), o 2º em Aparecida (SP), em 2008 e o 3º na cidade de Palmas (TO), em 2012.

Saiba tudo sobre o Congresso missionário.

Mais informações: Assessoria de Imprensa das POM
Tel.: (61) 3340 4494 ou (61) 99632 0085
E-mail: imprensa@pom.org.br Site: www.pom.org.br

Publicações recentes