Testemunhos vocacionais: Frei René, Frei João Paulo, Frei Paulo Ricardo, O.Carmo

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Ordenações sacerdotal e diaconal: uma manifestação de vigor da Província de Santo Elias

 A Província Carmelitana de Santo Elias se alegrou com a Ordenação Presbiteral e Diaconal que aconteceu no sábado, dia 4 de agosto, às 10h, na Igreja Nossa Senhora do Carmo, em Belo Horizonte (Rua Grão Mogol, 502).

Foi ordenado presbítero o Frei René Augusto Vilela da Silva, O.Carmo, natural de Barroso, Minas Gerais. Foram ordenados diáconos os freis João Paulo Pereira Moraes, O.Carmo, baiano, de Salvador; e Paulo Ricardo Ferreira, O.Carmo, paulista, da cidade de Sorocaba. O bispo ordenante foi Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida, bispo auxiliar de Brasília (DF).

“Essas Ordenações, neste ano de 2018, são para nós, Carmelitas, uma manifestação de vigor da Província; de que a Província continua a ser receptora de boas vocações e, sobretudo, terreno fértil para que floresça aqueles que recebem o chamado de Jesus: ‘vem e segue-me’”, pontuou Frei Evaldo Xavier, O.Carmo, Prior Provincial.

Ele descreveu a beleza e o testemunho desses três jovens freis, que entregaram suas vidas a Deus no Carmelo, buscando corresponder ao chamado que o Senhor lhes fez. Destacou, como exemplo, a emoção dos ordinandos, que choraram de alegria ao receberem o diaconato.

“Não existe nada mais bonito na vida do que o Cristão responder à sua vocação e ao seu chamado. E nada mais triste do que alguém que recebe o chamado “vem e segue-me” ser incapaz de deixar tudo e seguir a nosso a Senhor Jesus Cristo. Neste momento, sob o impulso dessa cerimônia belíssima, desse momento de Igreja, de Ordem do Carmo lindíssimo, eu rogo à Virgem do Carmo que continue a enviar santas e boas vocações à nossa Província. Foi um momento de grande alegria, de grande felicidade, de festa, de júbilo, para todos nós Carmelitas, para toda nossa Ordem e para toda nossa Igreja”, afirmou o Prior.

Para Frei Evaldo, as ordenações demonstram o quanto a Província Carmelitana de Santo Elias mantém o seu vigor e o quanto o carisma carmelitano continua a inspirar os jovens a consagrarem suas vidas a Deus, constituindo uma via segura de santidade.

“Nesses três jovens nós vemos a luz do futuro que continua a brilhar; a luz de um chamado vocacional e de uma resposta a este chamado; mas, sobretudo, da vocação que cresce, germina e dá frutos. Que Nossa Senhora do Carmo, mãe dos Carmelitas, abençoe a cada um deles: Frei René, como sacerdote; Frei Paulo Ricardo e Frei João Paulo, no exercício do diaconato, como ministros de Nosso Senhor Jesus Cristo”, disse.

Servos de Jesus e dos irmãos

Frei René, em seu nome e dos Freis Paulo Ricardo e João Paulo, manifestou sua gratidão a Deus e a todos os que nesses anos de formação os acompanharam com sua oração e cuidado pastoral:

“Que possamos ser Servos de Jesus Cristo (Rm 1,1). No anúncio e na celebração dos santos mistérios, que possamos honrar o compromisso assumido. E peço a todos que possam nos ajudar e orar por nós. Agradeço à Ordem do Carmo, essa que nos acolheu e nos ajuda na caminhada. O nosso muito obrigado a todos os confrades e irmãos de caminhada. Nossos agradecimentos aos nossos familiares e amigos, padres, diáconos, religiosos e religiosas, monjas, aos irmãos e às irmãs terceiros, e de forma especial à todas as comunidades pelas quais passamos e que ajudamos de forma profunda, que também muito nos ensinaram na vida pastoral e que possuem um carinho especial por nós, nos colocando em vossas orações”.

 

Frei Paulo Ricardo falou sobre o seu lema e pediu oração de todos para que possa ser fiel à sua vocação:

“O lema que escolhi para conduzir o meu ministério é ‘Servo de Jesus Cristo’ (Rm1,1). A essência do ministério diaconal é o serviço. Servir a Deus e aos irmãos. Servir e dar a Vida. Configurar-se a Cristo servo. Desde já peço que rezem para que este lema seja de fato vida em minha vida e que assim possa eu ser o servo que Cristo quer e que a Igreja precisa. Que Nossa Senhora do Carmo, a serva do Senhor, me ajude com sua intercessão a seguir Jesus e permanecer com Ele”.

 

Texto: Andréia Gripp

Fotos: Rachel Ferreira

Publicações recentes