Sul do Sudão – Missionários são obrigados a abandonar missão

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Rosinha Martins|12.05.2015| De acordo com relato do missionário comboniano do Sagrado Coração de Jesus,  o padre Raimundo Rocha, a situação dos missionários no Sul do Sudão não é nada boa. Segundo ele, no último sábado, 9, três missionários combonianos e uma missionária da missão da cidade de Leer foram evacuados do local, devido ao constante ataque das forças do governo sobre a cidade. No momento se encontram em Juba, capital,   para onde foram transportados de helicóptero, junto a agentes da ajuda humanitária da ONU.

“Enquanto eles deixavam a missão em Leer o povo deixava a cidade para os povoados mais distantes e para encontrarem refúgio até mesmo no mato, como aconteceu no ano passado”, conta.

 O conflito

Rocha conta que Leer está sob controle das  forças de oposição há um ano. “A crise humanitária que já era grave agora tende a piorar. É provável que a missão de Leer será saqueada mais uma vez, se é que isto já não tenha acontecido ainda ontem com a saída dos missionários”.

Missionários que atuam em Old Fangak e Malakal tentam sobreviver em meio a estes conflitos. Aqueles de Malakal buscaram refúgios na  base de proteção da ONU.

 A missão

Ainda, de acordo com padre Raimundo a missão fica comprometida, porque a situação tende a piorar a cada dia, com possibilidades de mais destruição, violência e morte ao longo desta semana.   “Os missionários que chegam da zona dos conflitos estão bem, mas profundamente tristes e indignados por não poderem estar ao lado do povo e continuarem seu trabalho de evangelização devido à insegurança gerada por estes conflitos armados entre governo e oposição”, comenta. Os missionários, acrescenta, “sentem-se indignados por saber que milhões de pessoas continuam sofrendo e propriedades destruídas por causa dessa briga por poder”.

 Unidade de preces

O padre pede orações  pelos  missionários “para que continuem firmes na missão evangelizadora, que sejam fonte contínua de esperança e instrumentos de reconciliação, de justiça e paz e pelas lideranças políticas do Sudão do Sul para que cheguem a um acordo de paz e parem com a matança de pessoas, sobretudo de inocentes, e a destruição do país.

ORAÇÃO PELA PAZ NO SUDÃO DO SUL

Deus de amor e misericórdia,

Vós criastes pessoas de cada clã,

tribo e nacionalidade.

É vossa vontade que todos os povos possam

viver em paz, harmonia e unidade.

Somos todos irmãs e irmãos.

Pedimos-vos perdão pelas vezes

que não vivemos em paz.

Curai as nossas feridas e ajudai-nos

a reconciliar-nos uns com os outros.

Nós também rezamos pelos nossos líderes.

Concedei-lhes a sabedoria divina

e ajudai-os a promover o respeito,

a paz, o amor, a unidade, a justiça

e a verdadeira reconciliação

para que cada clã e tribo no Sudão do Sul

possam viver em paz e harmonia.

Nós vos pedimos por Jesus Cristo Nosso Senhor.

Amém.

Publicações recentes