Solidariedade compassiva – APC

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Nós, integrantes da Pastoral Carcerária do Complexo Prisional de Bicas, queremos solidarizar-nos intensamente com as vítimas do desastre ocorrido, há exatamente uma semana, em Brumadinho apenas 12 km de distância de nosso “Centro de Atendimento à Pessoa Presa”, no Município de São Joaquim de Bicas, MG.

Não se trata de um “simples” acidente natural, mas de um verdadeiro ecocídio, um aniquilamento da vida, provocado por uma calculada ação humana. As Mineradoras cultivam uma nova idolatria: o que vale (também, e talvez principalmente, para a Vale!) é o dinheiro e o que efetivamente importa é o lucro, marcado pela ganância.

Nós, aqui em Bicas, assistimos nos últimos anos (e já são muitos) às ações altamente destruidoras de Empresas de Mineração como a MMX (agora falida), da Vale e recentemente somos confrontados com as promessas enganosas da Mineração Morro do Ipê, prestes a entrar na região. Todas elas são ameaçadoras, mas têm um poder econômico fabuloso e politicamente são elas que mandam. Com a conivência das autoridades do Estado fazem o que querem e compram licenças, fazendo alianças numa evidente atuação corruptiva. Na realidade mantêm a população presa, colocando-a na inteira dependência delas. É muito triste e causa perplexidade e revolta verificar que algumas toneladas de minério de ferro valem mais do que a vida, não só a vida humana mas, igualmente, a vida dos outros seres vivos e do próprio meio ambiente.

Como toca profundamente vermos a vida lutando contra a lama mortífera numa agonia de incalculáveis dores. Fere nosso coração e atingem nossos mais nobres sentimentos humanos. Arranquemos as algemas impostas por essas empresas que nos aprisionam tendo em vista apenas os seus próprios interesses e os de seus acionistas dentro e fora do país.

A prisão não é só uma Casa de Detenção, um Presídio físico, mas se torna realidade concreta (e de forma ainda mais nefasta) em estruturas de exploração irracional da Terra, nossa única Casa Comum, a grande e venerada Mãe Terra, onde Deus se faz visível e palpável nas múltiplas manifestações de vida e onde Ele quer ser reconhecido e adorado como a Fonte de toda a existência e a promessa de Vida que, no Amor, perdura para sempre.

A Mãe de Misericórdia, Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, interceda por nós para que não desanimemos diante de tão grandes desafios e não nos deixemos levar por falsas promessas que nos afastam do Evangelho, boa notícia de Vida para todos, principalmente para os mais vulneráveis e indefesos, como é a própria Natureza.

 

Publicações recentes