Salesiana é nomeada consultora para Dicastério no Vaticano

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

A Salesiana, Irmã Maria Ko Ha Fong, FMA, está entre os   os 10 novos consultores nomeados pelo Papa Francisco para o Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

Irmã Maria Ko Ha Fong nasceu em Macau e cresceu em Hong Kong, em uma família com uma longa tradição do budismo. Seu pai estudou na Escola Salesiana e mudou-se para o catolicismo e, em seguida, sua mulher e filhos. Irmã Maria estudou na escola salesiana FMA, em Hong Kong, e tornou-se uma Filha de Maria Auxiliadora, em 1970. Estudou Ciências da Educação em Turim e, depois, recebeu o doutorado em Teologia Bíblica em Münster, Alemanha. Ela era um membro da Comissão Histórico-Teológica para a preparação do Grande Jubileu do ano 2000 e tem trabalhado com a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada.

 Desde 1978, ensina a Sagrada Escritura, a exegese bíblica e pastoral bíblica, na Pontifícia Faculdade de Ciências da Educação Auxilium (Roma), no Seminário Espírito Santo, em Hong Kong, e ao estudante dos Salesianos em Jerusalém. Ensina cursos de espiritualidade bíblica em centros de treinamento na Ásia, América Latina e África. Tem várias publicações a seu crédito no campo da hermenêutica, espiritualidade pastoral e bíblica.

 Sendo a única mulher entre os consultores e da Ásia – o continente que é o lar de dois terços da humanidade, mas onde o cristianismo é uma minoria – é claro que a irmã Mary vai oferecer uma perspectiva única e valiosa contribuição para o Conselho. Em uma entrevista realizada pelo Vaticano Insider (maio de 2011), ela disse: “Nós, chineses, estamos acostumados a nos sentir herdeiros de uma tradição de vida preciosa e sabedoria; e de ser guiados pela experiência de nossos antepassados, para ser encontrados nos textos clássicos critérios e a estrutura para a nossa conduta moral. Não é difícil para nós, então, reler a Bíblia como uma história de salvação e convide-nos a envolver nela”.

Fonte:Boletim Salesiano

Publicações recentes