Retiro anual da Província Carmelitana de Santo Elias reúne frades em Belo Horizonte

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

A Província Carmelitana de Santo Elias realizou seu retiro anual de 30 de julho a 3 de agosto, na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG). O pregador deste ano foi o frei franciscano conventual, Padre Antônio Corniatti, de São Bernardo do Campo (SP).

O retiro ofereceu aos participantes a oportunidade de se aprofundarem em diversos temas relativos à espiritualidade carmelitana e à vida religiosa, como a misericórdia, a Virgem Maria, a fraternidade dentro da Ordem do Carmo e a dimensão do carmelita como um homem de profunda oração.

“Esse momento de Retiro é uma ocasião especial de deserto, como o próprio nome diz, de afastamento das atividades normais para que o religioso na Odem do Carmo possa refletir mais, se aprofundar mais na dimensão espiritual e no conhecimento de si mesmo, para a correção das suas eventuais falhas, e também, claro, de aprofundar na fé, com a reflexão de um tema específico”, explicou o Prior Provincial, Frei Evaldo Xavier, O.Carmo.

Segundo ele, além desses aspectos, o Retiro Anual favorece a uma experiência única de vivência da fraternidade, porque os frades da Província se reúnem uma vez por ano, durante uma semana, para juntos rezarem, meditarem e conviverem, num espaço que favorece o silêncio, a oração profunda e o recolhimento.

“Esse momento, neste ano de 2018, foi muito especial para todos nós e muitos sacerdotes me disseram: ‘Frei foi ótimo esse retiro. Aproveitei muito, cresci muito, aprendi muito.’ E é esse o objetivo dessa atividade. Eu me sinto muito realizado vendo que a razão de ser do nosso Retiro tenha sido alcançada: mais do que uma data no calendário, foi um momento de deserto na alma, no coração e na vida dos religiosos de nossa Ordem”, completou Frei Evaldo Xavier.

 

Texto: Andréia Gripp

Fotos: Frei Petrônio de Miranda, O.Carmo.

Publicações recentes