Cidade do Vaticano (RV) – Na manhã do dia 2 de março será apresentada à imprensa, na Cidade do Vaticano, a Rede Eclesial Pan-Amazônica. O projeto, idealizado há muitos anos pelos Cardeais Cláudio Hummes e Jorge Mario Bergoglio, foi concretizado em setembro passado, graças ao apoio do atual Pontífice Francisco.

Na Sala de Imprensa, estarão o Cardeal Cláudio Hummes, atual presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, e o Cardeal Peter Turkson, que dirige o Pontifício Conselho da Justiça e da Paz.

Ao lado deles, estarão a Irmã Irene Lopes, assessora da Comissão Episcopal para a Amazônia, e padre Sidnei Marco Dornelas, missionário scalabriniano, assessor da CNBB para questões de migração e mobilidade. Padre Sidnei falou à Rádio Vaticano. Ouça.

{MP3REMOTE}HTTP://WWW.CRBNACIONAL.ORG.BR/SITE/IMAGES/AUDIOS/SIDNEI_ROMA.MP3{/MP3REMOTE}

A presença da Igreja na Amazônia tem sido incisiva há muitas décadas na defesa das populações locais e na conscientização diante dos impactos sofridos pelas mudanças climáticas, as grandes obras de infraestrutura, a chegada maciça do homem branco, o desmatamento selvagem. Mas a Igreja se depara também com a ausência de clero local formado, de missionários e de recursos econômicos. Um dos objetivos da Rede é justamente articular uma formação mais consistente do clero e o acompanhamento pastoral para manter as comunidades.  

(CM)

SDS Bloco H - nº 26 - Sala 507 - Edfício Venâncio II

CEP: 70393-000 - Brasília - DF - Brasil (061) 32265540 - Fax: (061) 3225 3409 crb@crbnacional.org.br

2018 - CRB Nacional.org.br

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?