Religiosos reunidos no Congresso para a Vida Consagrada participam de missa no Santuário

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por A12|10.04.15| Mais de 2 mil participantes do Congresso para a Vida Consagrada participaram na manhã desta sexta-feira (10) de uma missa, no Santuário Nacional, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Palmas (TO) e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, dom Pedro Brito Guimarães.

A celebração de encerramento foi concelebrada pelo bispo auxiliar de Aparecida (SP), dom Darci José, pelo Bispo Auxiliar de São Paulo, dom Júlio Endi Akamine, pelo bispo de Ponta Grossa (PR), dom Sérgio Braschi e diversos sacerdotes e consagrados.

O Congresso para a Vida Consagrada teve início na última terça-feira (07) no Centro de Eventos do Santuário de Aparecida, com várias ações programadas pela Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) para vivenciar este ano especialmente dedicado à Vida Consagrada.

Em sua homilia, dom Pedro Brito deixou uma mensagem de apoio e encorajamento a todos os consagrados e consagrados presentes na Basílica de Aparecida.“Queremos atender ao pedido do Papa Francisco, ‘viver o vigor do Evangelho’ e anunciá-lo. A Palavra de Deus é ponto central em nossas vidas”, afirmou.

O Arcebispo de Palmas ressaltou três elementos importantes aos religiosos para que possam beber da fonte do Evangelho.Referindo-se a Primeira Leitura dos Atos dos Apóstolos (4,1-12), destacou o primeiro elemento: ‘A cadeia’. “Pedro e João estavam presos por anunciar a ressurreição dos mortos na pessoa de Jesus e devemos pensar nas centenas de pessoas que deram suas vidas pela Palavra de Jesus”.

Do Salmo (117,1-27A), dom Pedro destacou o segundo elemento ‘A pedra’. “A pedra que os pedreiros rejeitaram, tornou-se agora a pedra angular. A pedra tem dupla valência. Jesus é a pedra que o mundo rejeitou e que devemos trazer em nosso coração”, completou.

No Evangelho (JO 21,1-14) trouxe o terceiro elemento ‘A rede’. “A bela aparição de Jesus aos seus discípulos, com a pesca milagrosa, onde Jesus toma o pão e distribui a eles. Jesus serve aos seus discípulos”, finalizou dom Pedro Brito.

Ao final da celebração, a presidente nacional da Conferência dos Religiosos do Brasil, Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, mad, e a presidente da Confederação Latino-americana e Caribenha de Religiosos e Religiosas, Irmã Mercedes Casas Sánchez, da Colômbia, agradeceram a numerosa a participação dos religiosos no Congresso e ressaltaram que o encontro deixou muitos frutos para a Vida Consagrada através de suas reflexões e troca de experiências. “O Congresso foi um sucesso do amor de Deus e de Nossa Senhora. Tudo aconteceu com muita normalidade e seriedade por
parte de todos os consagrados e consagradas de todo o Brasil. Isto representa uma seriedade no compromisso que todos tem com o povo de Deus. Aqui viemos para nos reabastecer, refletir e rezar agradecendo a Deus o grande dom da vida consagrada”, afirmou Ir. Maria Inês.

Durante o Congresso, a Irmã Franciscana da Providência de Deus, Marlene Aparecida Avanzi, ifpd,(foto à esquerda) foi enviada em missão para o Haiti. Devastado por um terremoto em 2010, o pais vive uma crise humanitária dependendo de ajuda internacional. “Me sinto privilegiada em ser chamada para ajudar o povo do Haiti. São muitos os desafios, mas Deus está na frente e vamos viver uma experiência de Igreja com povo haitiano procurando ajudar aos doentes e mais necessitados”, declarou a religiosa que nos próximos três anos se dedicará a missão no Haiti.

Após a celebração, os religiosos se dirigiram ao Centro de Eventos Padre Vitor Coelho do Santuário para o encerramento das atividades do Congresso.

 

Fonte: A12.com

Publicações recentes