Religiosos partem para a missão na Amazônia

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Rosinha Martins| 26.03.14| Religiosas e Religiosos chegam de várias partes no Brasil, na Diocese de Santarém-PA, para concretizarem a primeira missão da Vida Religiosa Jovem na Amazônia.

O projeto é uma iniciativa das Comissões Episcopais para a Amazônia, Missionária Nacional, CRB Nacional e Pontifícias Obras Missionárias.

De acordo com a Assessora da Comissão Episcopal para a Amazônia, Irmã Irene Lopes, cmst, o objetivo é dar oportunidade às jovens e aos jovens religiosos de fazer uma experiência missionária em terras amazônicas em vista do conhecimento da espiritualidade, do modo de vida das comunidades nativas e dos desafios que se lhes impõe a conjuntura sócio-economica do país.

“Nossa expectativa é que, ao passar por esta experiência, os jovens religiosos se apaixonem por esta causa e as congregações possam, a partir daí, continuar enviando missionários para esta realidade que tanto enriquece o país por sua biodiversidade, mas por ao outro lado, tão carente da presença da Igreja”, afirmou.

Em mensagem enviada aos jovens, a presidente nacional da CRB, Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro destacou a importância deste serviço. “Sabemos que nossa resposta é mínima diante dos imensos desafios, mas é a nossa parte, na generosa resposta dos nossos jovens Consagrados, com o apoio de seus  co-irmãos e co-irmãs, das Comunidades e Coordenações Provinciais”.

O projeto

O projeto Missão da Vida Religiosa Jovem na Amazônia nasce nos encontros da Pastoral da Juventude, realizados em Brasília, em 2013 e da proposta do Papa Francisco feita aos jovens por ocasião da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, quando incentivou os jovens a saírem em missão. Os próprios jovens demonstraram  unanimemente o desejo de fazer uma missão na Amazônia, como gesto concreto.

De 31 de novembro a 15 de dezembro jovens de todas expressões juvenis realizaram a missão em comunidades ribeirinhas e indígenas da Amazônia, nas dioceses de Borba, Parintins, Coari e Boa Vista-AM. De 25 de março a 05 de abril, os religiosos jovens de diversas Congregações atuarão na diocese de Óbidos e Prelazia de Itaituba-PA.

Antes de partirem em missão, os missionários/as participarão de um curso preparatório, que acontece durante todo o dia, desta sexta, 27. Assessoram a formação a psicóloga e religiosa missionária de Santa Teresinha, Irmã Antonieta Vieira da Silva, mst, o  bispo da Prelazia de  Itaituba, dom Vilmar Santin e o teólogo padre Luis Pinto.

Participam desta ação missionária pela CRB Nacional as Irmãs Vanézia Pereira da Silva, mst e Irmã Rosa Maria Martins Siva, mscs; pela Comissão Episcopal da Amazônia, Irmã Irene Lopes, cmst e pela Comissão Missionária Nacional (COMINA), Irmã Dirce Gomes, icp. As Irmãs Vanézia e Irene acompanham os missionários na missão em Itaituba. Irmã Dirce e Irmã Rosa, na diocese de Óbidos. Para chegarem aos destinos os religiosos enfrentarão cerca de 7 horas de viagem aquática.

Publicações recentes