Religiosos do Espírito Santo se manifestam sobre tragédia em Minas Gerais

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

“Sabemos que toda a natureza criada geme até agora, como em dores de parto (…) Da mesma forma o Espírito nos ajuda, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis” (Rm 8, 22;26).

Queridos irmãos e irmãs Religiosos/as da CRB-Regional Vitória-ES,

Vivemos tempos difíceis em nossa Regional “gemendo” junto com a natureza e com o povo de Deus que foi violentamente atingido pelo rompimento da Barragem de Rejeitos na cidade de Mariana-MG, no dia 05 de novembro. Esse grande mar de lama chega em nosso Estado deixando milhares de pessoas sem água, bem tão necessário para as nossas necessidades básicas.

É triste a constatação que fazemos de como o ser humano, principalmente os mais poderosos, em busca de acúmulos e dinheiro, vem degradando a criação boa de Deus. Não é possível mais que continuemos a agir dessa maneira, obrigando a natureza a dar aquilo que ela não tem mais condição de dar. Quando essa exploração vem então de grandes empresas, como a Vale, fica mais evidente ainda a nossa indignação.

Mesmo diante dos fatos que apontam a responsabilidade total da dita empresa, percebemos que a mesma não tem feito esforços suficientes para ajudar o povo de Deus que vive da água deste nosso Rio Doce. Seus esforços são mínimos e não estão prestando a ajuda necessária para diminuir o máximo possível o sofrimento dos atingidos pelo desastre. Percebemos que a velocidade e o interesse que a Vale tem em explorar o minério não é a mesma para socorrer às vítimas.

Como religiosos/as não podemos ficar somente a assistir os noticiários diários, principalmente quando esse tipo de tragédia acontece bem perto de nós. Nem podemos esperar que a justiça lenta deste país obrigue a culpada Vale a pagar pelo estrago que fez. Neste Ano da Vida Consagrada, pedimos que cada um, cada uma, exerça a profecia da Vida Religiosa com alguma ação em favor dos que mais sofrem com isso: o povo capixaba das cidades atingidas. Vale ainda ressaltar que qualquer ação, por menor que ela possa parecer, já é uma grande ação.

Enquanto CRB Regional, conclamamos a todos e todas a unirmo-nos em ações e orações. Organize-se com sua comunidade religiosa ou sua comunidade paroquial. Nesse momento, os moradores das cidades atingidas pela lama necessitam de água. Isso é urgente. Cada litro d´água será para eles como uma fonte a jorrar no deserto. Peça, junte e envie os galões de água às cidades atingidas.

Junto a isso outras duas ações são importantes: orar e vigiar. Orar para que os estragos sejam amenizados e as pessoas não passem falta de água. E vigiar para que a empresa responsável não fique impune.

Façamos tudo isso na alegria que vem da esperança, pois “onde há religiosos, há alegria”.

Abraços fraternos,

Ir. Luselena, Pe. Humberto e Ir. Thereza

Diretoria da CRB-Regional Vitoria-ES

Publicações recentes