Orlando (RV) – Terminou na última sexta-feira, 16, em Orlando, na Flórida, EUA, após cinco intensos dias de trabalho sobre o tema “Leadership Evolving: Graced, Grounded and Free”, a Assembleia anual da Conferência das Superioras Religiosas dos EUA – Lcwr) que teve a participação de 825 religiosas. Vários e importantes os assuntos tratados: entre eles, a evolução do papel das religiosas norte-americanas numa sociedade em mudança; a aprovação de uma resolução sobre a não violência; as questões relativas aos fluxos migratórios – enquanto no Congresso continua o debate sobre a reforma da imigração – e a eleição da nova presidente e secretária da associação que representa hoje quase 80% das mais de 57 mil religiosas dos EUA.

Mas a reunião foi, sobretudo, a ocasião para promover um debate sobre a “Avaliação doutrinária” publicada em abril de 2012 pela Congregação para a Doutrina da Fé sobre as atividades da Conferência das Superioras Religiosas dos EUA e, portanto, sobre a reforma da organização da mesma para garantir um firme alicerce doutrinário de suas atividades na fé da Igreja numa perspectiva de comunhão eclesial.

Na quinta-feira, após a missa da Assunção, houve o esperado encontro com o Arcebispo Dom Peter Sartain, Delegado Apostólico encarregado pelo dicastério vaticano para acompanhar esta reorganização, que também falou na terça-feira na abertura dos trabalhos juntos com o Núncio Apostólico no País, Dom Carlo Maria Viganò.

O encontro, o primeiro com todas as superioras maiores que integram a Conferência das Superioras Religiosas dos EUA, após outra série de encontros com diferentes grupos realizados nos últimos meses, aconteceu a portas fechadas e seu conteúdo ainda não foi divulgado.

Abrindo os trabalhos na terça-feira, o Arcebispo de Seattle, Dom Peter Sartain, quis destacar o clima de construtiva colaboração em que se realizaram até agora estes encontros, após as anteriores tensões. “Estou aqui como representantes do Papa Francisco para esta missão, mas me encontro aqui como vosso irmão e amigo”, acrescentou.

Na tarde de sexta-feira houve a esperada intervenção de encerramento da Presidente em final de mandato, Irmã Florence Deacon, a quem sucede Irmã Carol Zinn, das irmãs de São José. (SP)

SDS Bloco H - nº 26 - Sala 507 - Edfício Venâncio II

CEP: 70393-000 - Brasília - DF - Brasil (061) 32265540 - Fax: (061) 3225 3409 crb@crbnacional.org.br

2018 - CRB Nacional.org.br

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?