Religiosas do PROFOLIDER visitam sede das POM

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Realizada no Centro Cultural Missionário (CCM) em Brasília (DF), e promovida pela CRB Nacional, a formação teve início no dia 04 de junho e se estende até 04 de agosto.

O grupo de religiosas que frequenta o Curso de formação de novas lideranças da Vida Religiosa Consagrada (PROFOLIDER) visitou, nesta quinta-feira, 06, a sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM) em Brasília (DF).

Em sua a XV edição, a formação é promovida pela Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) Nacional e aprofunda temas relacionados ao exercício de liderança que inclui troca de experiências, vivência humana e espiritual em vista de uma maior integração da pessoa e suas relações com a Instituição, com a realidade e a missão.
O grupo de 20 religiosas de várias congregações foi recebido pelo diretor das POM, padre Maurício da Silva Jardim, o secretário da Pontifícia União Missionária, padre Jaime C. Patias, e a secretária da Infância e Adolescência Missionária (IAM), Irmã Patrícia Souza.

“As quatro obras pontifícias, têm como missão central a cooperação missionária universal. Ajudar para que cada Igreja particular assuma sua vocação missionária sem fronteiras através da oração, a coleta fruto do sacrifício e o testemunho de vida”, explicou padre Maurício ao apresentar as POM. “A Campanha Missionária do mês de outubro é o carro chefe para despertar esta consciência missionária universal. No mundo há 1.111 jovens igrejas e vicariatos apostólicos que se mantém com o subsídio repassado pela Pontifícia Obra da Propagação da Fé”, revelou o diretor destacando que a missão não deve ser reduzida a uma dimensão ou programa de atividades. “A missão é a própria identidade e natureza da vida cristã. Segundo o papa Francisco a missão é paradigma de toda nossa atividade habitual. Está no âmago de nosso ser Igreja”.

Irmã Verônice Weber, da Congregação das Irmãs de Santa Catarina, que trabalha em Novo Hamburgo (RS), esteve com o grupo. “Ao visitar a sede nacional das POM testemunhei que o trabalho realizado está em profunda sintonia com o convite do papa Francisco de sermos Igreja em saída. Ficou renovado o desafio e o entusiasmo de, como discípula missionária de Jesus Cristo, o Missionário do Pai, ser missão neste tempo e realidade para que haja mais vida”, relatou a religiosa.

Para a Irmã Irene Tereza Cavalli, da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, “entre outros aspectos, foi possível sentir e observar a abrangência e a beleza da missão, testemunhada na convicção e serenidade nos que nela prestam seu serviço. Constatei também um clima de corresponsabilidade e de compromisso profético sem fronteiras. Ficam sentimentos de gratidão e de unidade na oração por uma Igreja em saída”, observou a Irmã.

Acompanhadas pelos assessores do curso, Irmã Francisca Wanderley, IJ, e o padre Antonio Alves Dias, CSS, e o secretário executivo do CCM, padre Jaime Gusberti, as religiosas conheceram os vários espaços de trabalho e receberam um kit com os materiais das Obras e da Campanha Missionária 2017. A vista concluiu na capela da casa com uma missa onde houve na partilha da Palavra e da Eucaristia.

Segundo a Irmã Juliêta Barbosa Neta, da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição em Trairí no Ceará, “conhecer a sede das POM foi uma experiência nova que favoreceu o ardor missionário e um sentimento de gratidão a Deus por tanto bem que as POM realizam ao povo de Deus neste cenário brasileiro onde necessita de pessoas com passos firmes e corações que pulsam pela missão”. Para a religiosa, “foi gratificante conhecer a realidade de atuação das quatro obras missionárias. O gesto de acolhida e alegria pela qual nós do grupo de religiosas que participam do PROFOLIDER fomos recebidas, significou a abertura de uma Igreja que caminha com o coração livre e aberta ao novo. Muito obrigada a toda equipe que nos proporcionou este momento de encontro culminando com a celebração Eucarística”.

Realizada no Centro Cultural Missionário (CCM) em Brasília (DF), a formação teve início no dia 04 de junho e se estende até 04 de agosto. A última atividade é o retiro onde os participantes fazem uma síntese das reflexões.

Fotos: Antônia Rezende

Fonte: POM

Publicações recentes