Religiosas celebram 50 anos das Pequenas Comunidades Inseridas do Nordeste

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Religiosas inseridas nas realidades mais duras e desafiadoras do nordeste, se reuniram em setembro para celebrar os 50 anos de inserção. O relato é de Irmã Gê, que conta o que significou esse momento.

“50 Anos  Tecendo a Historia a Serviço da Vida“

Os dias 26-28 de setembro foram de festa para as “Pequenas Comunidades Inseridas” que celebraram  50 anos de caminhada no Nordeste II.  Os 128 participantes chegaram do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e também da Bahia, Sergipe, Pará e Ceará.  Houve muito reencontro, aconchego, alegria e animação no Convento Santo Antônio,  em  Lagoa Seca, Ipuarana, Paraíba.

Durante a festa as várias sub-regiões apresentaram, em forma criativa , momentos fortes de sua história relembrando as lutas, as vitórias, as pessoas companheiras de caminhada, e  incluindo as que já fizeram a sua páscoa.    Uma síntese atualizada em Power Point e a recuperação de um antigo vídeo ajudaram ainda mais a saborear uma belíssima historia de vida e compromisso com o povo nordestino.

Sábado à tarde cinco participantes em painel apresentaram inserções atuais:  na Rede um Grito pela Vida, nas Políticas Públicas, no acompanhamento de portadores de HIV e homo-afetivos, no Projeto Thallita e no mundo do trabalho. Ao final da tarde uma análise da conjuntura atual feito pelo professor Almir Basio, da Universidade Rural de Pernambuco, ofereceu novas provocações e desafios para a vida religiosa inserida nos meios populares.

Domingo de manhã a palavra foi dada a Ir. Maria Inês Ribeiro,mad, Presidente da CRB Nacional que participou da festa e expressou seu apreço à caminhada das PCIs nesta regional de Recife.  Ela também falou com entusiasmo do ano da Vida Consagrada com abertura no dia 30 de novembro de 2014 estendendo-se até o dia 02 de fevereiro de 2016.

Foi com uma missa de ação de graças, presidida  por  Pe. Carlos Alberto da Costa Silva, SCJ, coordenador da CRB Regional , Recife que encerramos a festa.  Dom Sebastião Armando, bispo anglicano e amigo de caminhada, rezou uma ladainha de ação de graças .   Irmã Cecília Pousa fez os agradecimentos e o envio .  As irmãs mais antigas da caminhada foram homenageadas com uma placa que retrata  nosso  logomarca significante um mandacaru florido.  Fortalecidas pelo Pão da Vida, pelo pão partilhado, pela vida partilhada, voltamos, cada uma, cada um para seu lugar, inserida/o no meio popular deste imenso Nordeste.

Publicações recentes