Religiões realizam Ato em defesa dos Direitos das Mulheres, em Brasília

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Rosinha Martins|26.02.2015| “As Religiões pelos direitos das Mulheres” é o tema do Ato que pretende reunir mulheres de todas as religiões, na Avenida das Bandeiras – Esplanada dos Ministérios, em Brasília-DF,  no próximo dia 05, por ocasião do Dia Internacional da Mulher a ser celebrado no dia 08 de março.

O Ato, que  é organizado pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), Fé Bahai, Conferência dos Religiosos do Brasil, Abrawica, Federação Umbanda e Candomblé consistirá em momentos de reflexão e uma caminhada celebrativa do Dia da Mulher.

Secretária-geral do CONIC, a pastora luterana, Romi Benke falou sobre as razões da realização deste evento. “Ao celebrarmos o Ano de Hypatia, considerada a primeira mulher que sofreu as consequências da intolerância religiosa, queremos reafirmar nosso compromisso em favor do diálogo, da promoção de uma cultura de paz e, principalmente, chamar a atenção para os altos índices de violência contra a mulher que ocorrem em nosso país. Esta violência é resultado de um sistema que se assegura em pilares patriarcalistas e colonialistas”, disse.

 De acordo com a Pastora, o ato será, também, um momento para  reafirmar as esperanças de que religiões precisam colaborar para a promoção de uma cultura de paz, porque segundo ela,  não há paz, enquanto o discurso de negação dos direitos das mulheres não for superado. O que elas querem é que suas vidas sejam valorizadas. “Todos os anos, muitas mulheres são assassinadas em nosso país. Muitas são mortas por causa do seu engajamento social, citamos o exemplo de Irmã Dorothy e mulheres ligadas a movimentos sociais, outras são mortas por causa da intolerância religiosa, como foi o caso de Mãe Gilda e há outras que são mortas por crimes passionais e violência policial. Não podemos negar esta face pouca positiva de nosso país em relação às mulheres”, concluiu.

 A pastora Romi convida todas as pessoas, religiosas ou não, para participarem deste momento de reflexão.

 “Temos que nos unir pelos direitos das mulheres para conquistar cada vez mais os nossos lugares na sociedade”, relatou a presidente da CRB Nacional – Conferência dos Religiosos do Brasil, Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, mad.

De acordo com Irmã Maria Inês, na Igreja Católica as mulheres ainda enfrentam o problema da desigualdade e da discriminação.  “Estamos muito longe de um caminho de igualdade, de respeito pelas mulheres”.

A razão pela qual o CONIC lançou o convite à CRB para participar deste evento é, segundo a presidente, pelo fato de  que vê as mulheres  consagradas como protagonistas de uma nova história que,  assumindo trabalhos desafiadores,  sem medo vão às periferias da existência humana. “Elas são protagonistas nesta ação de defesa das mulheres em situação de  exploração por meio do Tráfico Humano, do trabalho escravo prostituição infantil e feminina. Independente de apoio ou de reconhecimento, a mulher consagrada procura ocupar o seu espaço na Igreja e na sociedade. Precisamos apoiar um ato como esse”, enfatizou.

Conforme informações da organização,  foram  convidados a participar do evento a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Presbiteriana Unida; Igreja Episcopal Anglicana do Brasil,  Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia; Igreja Católica Romana e Igreja.  Foram convidadas, também, alguns organismos e  Instituições parceiras como A CRB Nacional – Conferência dos Religiosos do Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB),   as Pontfícias Obras Missionárias (POM), o Centro Cultural Missionário (CCM), o Conselho Indigenista Missionário(CIMI), Arquidiocese de Brasilia, Centro Ecumênico Bíblico (CEBI), a Cáritas Brasileira, Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP). Foram convidados ainda: a Secretaria Nacional de Direitos Humanos parlamentares como Deputada Maria do Rosário, deputado Jean Wyllys, Senador Paulo Paim, Irmã Sueli Bellato da  Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, Senadora Ana Rita, Deputada Jandira Feghali, deputado Luiz Couto, deputado Wasny de Roure, deputado Chico Leite, Chico Alencar, deputada Luiza Erundina, dentre outros.

 Sarau “ Papo de Mulher”

 O CONIC convida, ainda, todas as mulheres e homens  para participarem do “Sarau Papo de  Mulher” a realizar-se no dia 08 de março às 19h, na Igreja Episcopal Anglicana do Brasil,  sito EQS 309/310 sul. De acordo com a Pastora Romi, o encontro será um momento de convivência e partilha, com o também oportunidade para que novas pessoas abracem a causa ecumênica e de promoção de um mundo menos desigual entre mulheres e homens.

 Fonte CRB Nacional

 

 

 

 

Publicações recentes