Rede Salesiana de Escolas discute Educação e Novas Tecnologias

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Realizado nos dias 27 a 29 de abril em Aparecida, SP, o XIII ENARSE reuniu representantes de mais de 100 escolas de todo o país, com o objetivo de fundamentar o posicionamento da Rede diante das novas tecnologias.

Por Ana Cosenza| 30.04.2015| Representantes das mais de 100 unidades da Rede Salesiana de Escolas (RSE) estiveram reunidos em Aparecida-SP para participar da XIII edição do Encontro Nacional da Rede (XIII ENARSE). O evento, com o tema “Educação e Novas Tecnologias”, foi realizado nos dias 27 a 29 de abril, com cerca de 200 participantes – entre diretores das escolas, animadores e gestores dos seis polos regionais e coordenadores, assessores e diretores nacionais da RSE.

A ênfase do Encontro, como ressalta a diretora-executiva, irmã Adair Sberga, foi no espaço oferecido aos diretores das escolas: “Buscamos dar voz aos diretores, ampliar o espaço de participação para a construção coletiva da caminhada da RSE”. Segundo padre Nivaldo Luiz Pessinatti, que compõe a diretoria executiva com a irmã Adair, o XIII ENARSE manteve suas características de ser um fórum para debater e refletir sobre a situação presente, mas sempre com o olhar no futuro, projetando propostas inovadoras para a Rede Salesiana de Escolas. Sem esquecer a dimensão celebrativa, que une as escolas salesianas no objetivo de educar e evangelizar a juventude, mantendo o lema da RSE: “entusiasmo diante da vida”.

Celebração

Realizado este ano na casa da Padroeira do Brasil, o XIII ENARSE foi iniciado com uma missa no Santuário Nacional de Aparecida, na manhã da segunda-feira, 27 de abril. A celebração foi presidida pelo arcebispo de Aparecida, cardeal dom Raymundo Damasceno Assis, e concelebrada pelos padres salesianos presentes. Na acolhida e em sua homilia, dom Raymundo Damasceno relembrou a história de Dom Bosco, fundador da Família Salesiana, destacando sua “admirável pedagogia”, que o transformou em sinal vivo do amor de Deus para com os jovens. Ao final, o cardeal fez votos de que a Família Salesiana cresça e prospere no carisma dedicado aos jovens, “presente e futuro do nosso país”. Clique aqui para ver a homilia de dom Raymundo Damasceno Assis em reportagem da TV Aparecida.

Já no Centro de Convenções do Hotel Rainha do Brasil, onde realizou-se o ENARSE, foi composta a mesa de abertura do evento, com: irmã Amélia de Assis Castro, presidente da Rede Salesiana Brasil (RSB); padre Francisco Alves de Lima, tesoureiro-presidente da RSB; irmã Maria Helena Moreira, conselheira internacional para o Âmbito das Comunicações do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora; padre Roberto Rosalino, representante da Associação Nacional de Educação Católica (ANEC); e padre Nivaldo Luiz Pessinatti e irmã Adair Sberga, diretores-executivos da Rede Salesiana de Escolas (RSE).

A saudação inicial foi feita pela presidente da Rede Salesiana Brasil, entidade composta pelos Salesianos de Dom Bosco e pelas Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil e que congrega, além da RSE, também as redes de Comunicação e de Ação Social. Ao abrir s trabalhos, irmã Amélia afirmou a magnitude dos desafios colocados aos educadores salesianos e destacou que “Jesus, o Bom Pastor, nos indica os caminhos e nos acompanha pelos novos pátios onde se encontram os jovens e as jovens”.

Palestras

“O Plano Nacional de Educação e seus impactos nos diversos sistemas escolares” foi o tema da primeira palestra, proferida pela Profa. Dra. Guiomar Nanno de Mello. A professora deu ênfase às questões que afetam diretamente as escolas particulares, como a formação de qualidade para professores e a construção de uma Base Nacional Comum para os currículos de educação básica. No período da tarde, a Profa. Dra. Luciana Allan conduziu com os participantes uma reflexão sobre “Educação 3.0 e os recursos educacionais emergentes”. “Assim como em outros momentos da história, vivemos o advento de uma nova tecnologia e a sociedade precisa compreender e se apropriar dela. Essa nova tecnologia é a internet, que veio para modificar a maneira como a sociedade adquire e compartilha a informação”, destacou.

Um terceiro tema de reflexão foi conduzido pelo Prof. Antônio Boeing, que tratou sobre “Escola Salesiana em Pastoral: luzes a partir dos documentos da Igreja”. Ele ressaltou a importância de fundamentar a construção de uma escola em pastoral nos documento da Igreja, inclusive com vistas à realização do Congresso Mundial de Educação Católica, que será dias 18 a 21 de novembro, em Roma, na Itália.

No segundo dia do ENARSE, os participantes tiveram a oportunidade de partilhar experiências e socializar projetos de sucesso, além da apresentação dos projetos nacionais que estão em implementação e consolidação. Foi, portanto, um dia dedicado às questões práticas, com vistas a facilitar a ação cotidiana das escolas da RSE.

Selo do Bicentenário

Às 20hs, em uma cerimônia muito emocionante realizada no Hotel Rainha do Brasil, foi lançado oficialmente pelos Correios o Selo Comemorativo do Bicentenário de Dom Bosco. O selo é uma da ações oficiais da Rede Salesiana Brasil para celebrar os 200 anos de nascimento do fundador da Família Salesiana, São João Bosco, que serão completados em 16 de agosto de 2015. Proclamado Pai e Mestre da Juventude, Dom Bosco dedicou toda a sua vida à educação dos jovens, carisma seguido até os dias atuais por seus filhos e filhas espirituais. Por isso, o momento de reunião dos representantes das escolas salesianas de todo o Brasil foi escolhido para o lançamento do selo.

Encerramento

Em 29 de abril, a manhã foi dedicada à elaboração e revisão de processos estratégicos dos polos da Rede, bem como à partilha desses processos em plenária. A Rede Salesiana de Escolas é organizada em seis polos regionais, com sedes em Porto Alegre-RS, São Paulo-SP, Campo Grande-MS, Belo Horizonte-MG, Recife-PE e Manaus-AM. O XIII ENARSE encerrou-se com o retorno dos diretores e gestores às escolas, onde poderão compartilhar a experiência vivenciada no Encontro com as comunidades educativo-pastorais.

Assista homilia de dom Damasceno na missa de abertura no Santuário de Aparecida

{youtube}T_qeg3vVO88{/youtube}

Publicações recentes