Por Rosinha Martins|12.11.14| Por ocasião do Encontro Rede Eclesial Pan-Amazônica que acontece de 9 a 12 de setembro, na sede das  Pontifícias Obras Missionarias, em Brasília-DF, os 60 representantes de Instituições e que atuam no bioma amazônico e que se reúnem para fundar uma Rede Eclesial em vista da eficácia da missão, enviaram uma carta-mensagem ao Papa Francisco que, no início do evento, manifestou sua unidade com o grupo.

Na mensagem, os participantes comunicam ao Santo Padre a criação da Rede e os compromissos que assumem a partir de então, e asseguram uma missão baseada na unidade para bem servir a Igreja em vista do Reinado de Deus.

“Como compromisso, criamos formalmente a  formalmente a REDE ECLESIAL PAN-AMAZÔNICA (REPAM), a qual pomos, com total disponibilidade, ao serviço da Igreja para por em prática as orientações que nos oferece e que possa nos oferecer num futuro próximo”.

Leia carta na íntegra. 

CONSEJO EPISCOPAL LATINOAMERICANO

Departamento Justicia y Solidaridad

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL

Comissão Episcopal para a Amazônia

S.S. Francisco

Cidade do Vaticano

Brasilia, 12 de setembro de 2014

Querido Papa Francisco

Estamos reunidos, leigos, religiosos, religiosas, sacerdotes e bispos dos países na cidade de Brasília- Brasil para o encontro da Rede Eclesial Pan-Amazônica – REPAM.

Ficamos animados com sua mensagem cordial e lúcida cordial chegou a nós por meio Cardeal Pietro Parolin, Secretario de Estado. Mesmo assim, como sinal de comunhão e compromisso eclesial, um representante do Pontifício Conselho Justiça e Paz, o Sr. Tebaldo Vinciguerra. Obrigado Santo Padre!

Nestes dias reconhecemos os valores socioambientais das culturas ancestrais dos povos originários e o impacto destrutivo gerado pelo atual sistema econômico sobre a dignidade de pessoas e no seu entorno natural.

A REPAM assume como visão o que Sua Santidade disse em 19 de março de 2013: “Nossa vocação é cuidar de toda a criação, da beleza da criação, como nos diz o livro do Gênesis e como nos mostra São Francisco de Assis: ter respeito por todas as criaturas de Deus e pelo ambiente em que vivemos”.

Portanto, a missão da REPAM é a resposta de Deus aos clamores dos povos originários e de toda a humanidade, ao ter presente sua especial preocupação pela Amazônia e recordar o papel determinante da Igreja para o futuro da região. Motivou-nos a proposta: “Amazônia: Pulmão do planeta” e “coração da Igreja”. Também nos animou a participação dos cooperadores fraternos da América do Norte e Europa.

Como compromisso do nosso encontro, criamos formalmente a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), a qual colocamos à disposição e ao serviço da Igreja para por em prática as orientações que nos oferece e que possa nos oferecer no futuro próximo.

Rezamos por sua Santidade e encomendamos seu ministério petrino a especial à especial intercessão da Virgem Aparecida.

Cardenal Claudio Hummes                                                       Mons. Pedro Barreto

Presiente da Comissão para                                                     Presidente do Departamento de

 Episcopal para Amazônia – Brasil                                          Justiça e Solidariedade– CELAM

Mons. José Luis Azuaje                                                             Irmã Mercedes Casas

Presidente doSecretariado Latinoamericano                       Presidenta da Confederação

e Caribe  – Caritas – SELACC                                                   Latinoamericana e Caribenha de                                                                                                                                      Religiosas  e  Religiosos – CLAR

SDS Bloco H - nº 26 - Sala 507 - Edfício Venâncio II

CEP: 70393-000 - Brasília - DF - Brasil (061) 32265540 - Fax: (061) 3225 3409 crb@crbnacional.org.br

2018 - CRB Nacional.org.br

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?