G1 09.01.15| Mais de um milhão de católicos saíram às ruas da capital das Filipinas, Manilla, nesta sexta-feira (9) para acompanhar a procissão do Nazareno Negro, um dos principais eventos religiosos no país, a menos de uma semana de receber a visita Papa Francisco.

Vestidos com camisetas com de Cristo coroado de espinhos, os devotos lançam roupas e lenços para que sejam abençoados pela imagem, a quem é atribuída poderes de cura. A procissão, que começa nas primeiras horas da manhã e segue até o início da noite, passa pelas regiões mais antigas da cidade.

O jornal local ‘The Inquired’ informou que os organizadores demoraram mais de duas horas para controlar a multidão, devido ao grande número de devotos que participarem do evento anual. Pelo menos uma pessoa morreu de um ataque cardíaco quando estava perto da imagem, disse Johnny Yu, porta-voz da Agência de Gestão e Redução de Risco de Desastres.

O Nazareno Negro chegou em Manila no dia 31 de maio de 1606 em um galeão de Acapulco, que, segundo a lenda, pegou fogo perto da costa das Filipinas. A crença popular diz que o calor das chamas deu a característica preta ao objeto, embora uma outra versão atribui a particularidade de que o artesão mexicano que esculpida queria carimbar seu próprio tom de pele na obra.

Vista de Francisco

Entre os dias 15 e 19 de janeiro, o Papa Francisco vai às Filipinas, um dos países mais católicos da Ásia, onde deve para visitar a cidade de Tacloban, que há pouco mais de um ano foi devastada pelo tufão Haiyan. Cerca de 90% dos 120 milhões de filipinos professam a religião cristã, dos quais 80% pertencem à Igreja Católica e os restantes são de outras denominações cristãs.

Organização teve trabalho para controlar fiéis, que subiram na imagem durante a procissão nas Filipinas (Foto: Bullit Marquez/AP Photo)
 
Fonte:g1.com.br

 

SDS Bloco H - nº 26 - Sala 507 - Edfício Venâncio II

CEP: 70393-000 - Brasília - DF - Brasil (061) 32265540 - Fax: (061) 3225 3409 crb@crbnacional.org.br

2018 - CRB Nacional.org.br

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?