Presidente Nacional da CRB participa de Congresso sobre Movimentos Evangélicos em Roma

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

A Presidente Nacional da CRB, Irmã Márian Ambrósio, participou, nos dias 09 a 11 de abril, em Roma, do Congresso Internacional sobre “Movimentos evangélicos”, “Igrejas pentecostais”, “Movimentos carismáticos”. O evento, organizado pela Conferência Episcopal Alemã, reuniu em torno do tema cerca de 80 pessoas de vários países.

De acordo com Irmã Márian, o congresso constatou que cerca de 400 milhões de pessoas em todo o mundo identificam-se com as tendências pentecostais na manifestação da fé cristã. Esse fato apresenta desafios para as igrejas históricas, como a necessidade de flexibilizar suas estruturas para que sejam mais ágeis no processo de evangelização, a capacidade de atingir diretamente as pessoas pelo anúncio do Evangelho, o fervor e o testemunho público da fé cristã.

“O congresso possibilitou uma visão ampla do pentecostalismo em todos os continentes, tendo alguns países como exemplo: Costa Rica para a América Latina; Filipinas para?a Ásia, República do Sul da África, para a África, e Hungria para o leste europeu.
Destaque especial coube ao Cardeal Kurt Koch, Presidente do Pontifício Conselho pela Unidade dos Cristãos, e patrocinador do evento. O Cardeal Koch apresentou os esforços de diálogo da Igreja católica com comunidades pentecostais evangélicas e enfatizou a necessidade de ampliar os esforços desse diálogo em todos os países”, disse.

O tema da Vida Religiosa esteve constantemente presente ao longo das Conferências e debates, principalmente na perspectiva dos Institutos Religiosos Femininos. O melhor conhecimento da realidade, e as perspectivas apresentadas confirmam o desejo de vivência e testemunho sempre mais intensos do seguimento radical de Jesus como identidade vocacional de nossa opção.

“O que há de melhor aqui é vermos este fenômeno em âmbito realmente global: nós nos convencemos daquilo que já líamos, ou seja, que o fenômeno se registra em todos os continentes com matizes diferenciadas, e inclusive, está acontecendo até fora do cristianismo: é um fenômeno de renovação espiritual, de fervor religioso que acontece também em outras tradições religiosas. É ligado ao movimento da história hoje, portanto é um sinal que precisa ser lido tanto positivamente, como um sinal do Espírito, como também em suas patologias e deformações, porque a religião é um ingrediente de muita energia. Esta energia pode ser muito construtiva, mas se deixada ao acaso, pode se tornar destrutiva” relatou frei Luis Carlos Susin, ofmCap, teólogo e integrante da Equipe de Reflexão Teológica da CRB Nacional, em entrevista à Rádio Vaticana.

 

 

Publicações recentes