Presidente da CRB fala do testemunho na diversidade cultural

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Está em plena reflexão o III Seminário para Formadores e Formadoras em chave de Interculturalidade.

Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, mad, presidente da CRB assim entende este evento:

“Estamos imersos em um mundo de mudanças que se expressa cada vez mais em uma diversidade cultural rica e ao mesmo tempo desafiante. E é nesta realidade que, como Vida Religiosa, somos chamados e chamadas a ser testemunhas de que uma nova forma de vida é possível.

Como expressão deste cenário mundial, nossas comunidades formativas também se veem enriquecidas com uma diversidade de culturas, já que convivem em nossas casas de formação: diversidade de origens (culturas urbanas, camponesas, nativas…), de gerações, de tradições congregacionais, de países, etc. “

Também o papa Francisco, entende que é preciso “trabalhar pela ‘cultura do encontro’, de maneira simples ‘como fez Jesus’: não somente vendo, mas olhando, não somente ouvindo, mas escutando, não somente nos encontrando com as pessoas, mas interagindo com elas”.

Irmã Clotilde Prates, assessora do setor Vocações da CRB, afirma: “Nestes Seminários, damos prioridade a formadores e formadoras e outros religiosas e religiosas vinculados/as à Formação, às Conferências Nacionais, Superiores e Superioras e religiosos e religiosas em tarefa de governo.

Decidimos, também, fazer extensivo convite às Conferências da Bolívia e do Peru, devido ao intercâmbio que está acontecendo também com estes dois países.”

Assim, encontram-se em Aparecida (SP), desde o dia 11 e ficam até dia 16 de junho cerca de 100 pessoas de 7 países, dedicadas à formação: Brasil: 40; Argentina: 25; Chile: 10; Paraguai: 10; Uruguai: 5; Outras Conferências: 9. Da Conferência Latino-americana de Religiosos(CLAR) participa 1 pessoa.

 

Publicações recentes