“Precisamos aprender a envelhecer”, diz Irmã Nilva Rosin

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Rosinha Martins | 14.10.13| Aprofundar e favorecer a compreensão e maturidade para viver esta fase da vida, foram alguns dos motivos que levaram o Centro Cultural Missionário de Brasília–DF e o Instituto de Filosofia Berthier de Passo
Fundo-RS, a realizar o curso sobre envelhecimento e missão na Vida Religiosa Consagrada.

{mp3remote}https://www.crbnacional.org.br/site/images/audios/envelhecimneto_rosin001.mp3{/mp3remote}

De acordo com a professora do Instituto Berthier, Irmã Nilva Rosin, a Vida Consagrada  tem se preocupado em dar melhores condições de vida para os religiosos e religiosas idosas, mas a grande defasagem é que não há um programa de formação que os prepare para o envelhecimento. “Nós constatamos que cuidamos das nossas idosas e doentes. Temos as casas para as idosas nas nossas congregações, mas o atendimento que vem se fazendo é muito mais um cuidado da saúde. Nunca trabalhamos o envelhecimento como tema na formação na Vida Religiosa para aprendermos a envelhecer”.

 O coordenador provincial dos Missionários da Sagrada Família e professor no IFIBE de Passo Fundo, padre Júlio Werlang falou sobre a importância de refletir sobre o assunto.

 “Muitos dos nossos missionários estão em processo de envelhecimento. Vemos que o missionário quando está nessa etapa da vida precisa resignificar o seu modo de viver a missão, pois ele não pode mais estar na vida ativa, ou realizando tantas atividades e ações missionárias que até então ele realizava; por isso é importante compreender a missão nessa fase, para que ele continue em comunhão com a missão da Igreja e possa viver feliz”, relatou.

Religiosas e leigos deixaram seu depoimento sobre a contribuição que o curso trouxe para a sua vida pessoal e para o cuidado que devem ter com os idosos e idosas.

{youtube}cB9R48_DFlU&feature=youtu.be{/youtube}

{youtube}7GZ9bCrz0ys&feature=youtu.be{/youtube}

{youtube}64jKRqRPknM&feature=youtu.be{/youtube}

Publicações recentes