Porto Alegre – Jovens Consagrados dão testemunho de uma Igreja em saída

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Rosinha Martins| 06.09.2015| Cerca de 70 religiosas e religiosos jovens partiram em missão para o bairro dos Farrapos, em Porto Alegre, na tarde deste sábado, 05. O programa missionário é uma das atividades que compõem o pré-congresso da Vida Religiosa Jovem do Sul, em preparação ao Congresso Nacional das Novas Gerações da Vida Consagrada, que acontece em fevereiro do próximo ano.

Ao motivar os jovens para a saída, o coordenador das Novas Gerações da região sul, padre Nilson Helmann levou o grupo até o ambiente mais alto da casa de encontro, apresentou-lhe a cidade de Porto Alegre e fez referência à morte de Lázaro, quando Maria diz para Jesus que o seu irmão já cheirava mal. “A realidade de morte não cheira bem: a maldade, a corrupção, a violência, uma pessoa à margem, os assassinatos. Quantas realidades de morte! Somos chamados a tirar a pedra, desatar as amarras para que Jesus faça o milagre de restituir a vida. Ele precisa da nossa ajuda”, exortou.

Com esta motivação e fortificados pela experiência de oração vivida pela manhã, os jovens partiram em missão. Alguns deles expressaram o que significou esse momento.

Irmão Andre Nosini – A experiência na Paróquia da Santíssima Trindade no bairro Vila Farrapos de Porto Alegre foi uma vivência única que vou levar para a vida toda, e acredito que todos os participantes dessa caminhada vai carregar em suas bagagens uma experiência que deixou marcas de formas  mais variadas desse contato junto aos vulneráveis que a sociedade nos apresenta.

Com isso reforço o apelo que  Papa Francisco nos faz de sair das nossas zonas de conforto e ir ao encontro dos mais necessitados não só financeiramente, mas necessitados de atenção, palavras de motivação de que um mundo melhor é possível. Com essa experiência de missão posso dizer que vale a pena ir ao encontro das pessoas, o que É muito gratificante e isso ao meu ver, dá verdadeiro sentido à Vida Consagrada: estar a serviço dos outros numa doação sem fronteiras.
Irmão André é religioso marista, natural de Garibaldi. Atua na animação vocacional em Bom Princípio –RS.

Natália Carneiro da Fonseca –  Louvo ao Senhor por me ter chamado e conduzido até aqui. Novas Gerações! Por que novas? Por que geram e tendem a gerar vida e vida em abundância em nossas comunidades sofridas. A missão e o convite: “ venha para fora”, me faz ressuscitar o Lázaro que há em mim.

A experiência da missão me levou a uma saída de mim mesma conforme o pedido do Papa Francisco neste Ano da Vida Consagrada. Agradeço sempre a Deus por me conduzir a esta missão, pois de Angola Ele me chamou, do Huambo me escolheu e da Caála nasci. “ Não fomos n[os que amamos a Deus, mas foi Ele que nos amou primeiro”(IJo 4,19).
Natália é mensageira do Amor Divino, natural de Angola. Mora em Curitiba – PR.

Carla Luisa Frey Bamberg – O segundo dia do pré-congresso das Novas Gerações foi marcado por uma profunda experiência de Deus. Já no início do dia fomos convidados a mergulhar na Palavra de Deus escutando e nos sensibilizando com as atitudes de Jesus através do Evangelho de João 11, 32- 44, com um imperativo: “venha para fora”.

Com a tarde missionária, visitando as famílias, o contato com os jovens, a percepção da realidade  e o convívio com outros irmãos e irmãs de caminhada, senti a alegria de ser consagrada e a grande missão que a cada dia me desafia a sair de mim e ir ao encontro do outro, em especial daqueles que mais precisam.
Irmã Carla Luisa Frey Bamberg, natural do Paraguai, é missionária de São Carlos Borromeo-Scalabriniana e trabalha na cidade de Canoas- RS.

Irmão Marcelo Miranda dos Santos – Tivemos uma oportunidade incrível de fazer aquilo que o nosso Papa Francisco nos pede: “uma Igreja para fora…. e com cheiro das suas ovelhas”.

Primeiramente nos abastecemos com uma belíssima oração, da qual podemos nos preparar para sair em missão. Fomos enviados e a maior motivação é que estávamos juntos, reunidos celebrando o encontro, a partilha.
Depois de enviados, fomos de casa em casa ao encontro das famílias da Paróquia Santíssima Trindade e descobrimos pessoas com sede de Deus. Pessoas com vontade de contar sua história.

Após muitas partilhas e até um momento musical na casa de uma das famílias, participamos da missa de encerramento da missão.  Para nossa surpresa,  pessoas que havíamos visitado e que há muito tempo não frequentava a Igreja, responderam sim ao nosso convite e participaram da Celebração e ficaram encantados em saber que agora é a Igreja que visita seu povo. Igreja para fora….
Ir. Marcelo Miranda dos Santos: Ordem dos Ministros dos Enfermos (Camilianos). Mora em Iomerê – Santa Catarina.
Veja imagens do pré-congresso no Sul

 

 

Publicações recentes