A Pastoral Carcerária-CNBB realiza, de 25 e 27 de novembro, no Centro Cultural de Brasília (CCB), na capital federal, assembleia nacional com os membros da coordenação nacional, dos estados e do Distrito Federal.

A Assembleia acontece a cada dois anos com o propósito de avaliar o agir da Pastoral no país, planejar ações e prestar contas das atividades feitas ao longo do biênio. Neste ano, terá como tema: “O sonho de Deus, um mundo sem cárceres” e lema: “Cristo nos libertou para que sejamos verdadeiramente livres” (Gálatas 5, 1).

Este ano, os representantes da Pastoral em 22 estados e no Distrito Federal refletem de modo especial sobre como a Pastoral vivenciou o Ano Santo extraordinário da Misericórdia, e as permanentes mobilizações para a garantia da plena justiça social e da luta pelo desencarceramento, tendo como diretrizes as exortações feitas pelo Papa Francisco ao longo deste jubileu e as propostas da Agenda Nacional pelo Desencarceramento, elaborada pela Pastoral Carcerária e outras entidades que atuam na defesa dos direitos humanos.

Para auxiliar na reflexão central da assembleia, foi convidado o Frei Olávio Dotto, franciscano, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da CNBB. No sábado, 26, ele falará aos participantes sobre os princípios da organização e o papel das pastorais sociais no Brasil.

As mazelas recorrentes do sistema prisional brasileiro, como a superlotação das unidades prisionais, as precárias condições das unidades prisionais, a morosidade ou o punitivismo encarcerador da justiça no julgamento dos casos, o desrespeito às especificidades das mulheres encarcerados, as permanentes e cotidianas torturas física e psicológica às quais são submetidas as pessoas encarceradas e a falaciosa eficácia das prisões privatizadas também serão debatidas na assembleia em um momento de reflexão sobre a conjuntura política e o sistema prisional.

Nesse sentido, também, há um momento para partilha de percepções a respeito da audiência pública sobre desencarceramento e a desmilitarização, que a Pastoral Carcerária promove na Câmara dos Deputados na quinta-feira, dia 24, às 14h.

Com trabalhos iniciados com missa todos os dias, a assembleia também será momento para definir as datas das assembleias estaduais da Pastoral em 2017 e pensar as ações da pastoral para o próximo ano, tendo em vista pautas comuns à Igreja no Brasil, como o Ano Nacional Mariano e questões peculiares ao universo prisional, como a comemoração dos 20 anos da Campanha da Fraternidade de 1997, que teve por tema “A Fraternidade e os Encarcerados”, e os 25 anos do Massacre do Carandiru de 1992.

Contato para maiores informações:
Irmã Petra Silvia Pfaller mc
Missionárias de Cristo

SDS Bloco H - nº 26 - Sala 507 - Edfício Venâncio II

CEP: 70393-000 - Brasília - DF - Brasil (061) 32265540 - Fax: (061) 3225 3409 crb@crbnacional.org.br

2018 - CRB Nacional.org.br

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?