Queridas Religiosas, queridos Religiosos!

Quão bom e agradável é viver para Deus! Que alegria é abraçar a causa do Reino! Rezamos no Salmo 16 que Deus nos faz ver os caminhos da vida, delícia eterna e alegria extrema ao seu lado. (cf. Sl 16,11). Eis uma harmonia perfeita: Deus no coração da VRC e a VRC no coração de Deus! Dessa harmonia, fluem palavras, gestos e atitudes humanizadoras, porque as Religiosas e os Religiosos – mulheres e homens de Deus – integram Mística e Profecia.

A XXIV Assembleia Geral Eletiva, realizada de 11 a 16 de julho de 2016, imbuiu-se do Lema “Eis que estou fazendo uma coisa nova” (Is 43,19), que se tornou o núcleo do Horizonte para o Triênio 2016-2019, especificado em quatro Prioridades, definidas pela Assembleia.

É o Espírito Santo que faz arder os nossos corações e nos impulsiona a sonhar com o vital horizonte. É o fogo do Espírito que nos ilumina, energiza e purifica para o novo. Este novo se torna visível e audível nos clamores do povo e da biosfera, que têm sede de justiça, respeito e cuidado.

A CRB convida a VRC do Brasil a crer que “Deus está fazendo coisas novas” entre nós, no cotidiano, nas nossas comunidades e nos ambientes de missão. Precisamos apenas abrir a mente e o coração para ver com nitidez: “Vejam que estou fazendo uma coisa nova. Ela está brotando agora e vocês não percebem?”(Is 43,19).

Colocamos à disposição da VRC o Plano de Ação. Unidas e unidos pelo Reino, dóceis ao Espírito, na alegria e na generosidade, façamos deste Triênio 2016-2019 o tempo de Deus. 6 Plano de Ação da CRB Nacional – Triênio 2016 a 2019

A Conferência Latino Americana e Caribenha dos/as Religiosos/as – CLAR nos incentiva, a exemplo de Maria, a “sairmos às pressas ao encontro da vida” (cf. Ícone da CLAR). Que a Mãe Profeta e Peregrina proteja e impulsione a Vida Religiosa Consagrada do Brasil.

Brasília, 20 de dezembro de 2016.

Ir. Maria Inês Vieira Ribeiro, mad
Presidente da CRB Nacional

O Plano Trienal em PDF está disponível AQUI.