Paulo Suess e Mercedez Casas Sánchez estão entre os conferencistas do Congresso da Vida Consagrada

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Roseli Lara| 07.04.15| O Secretário Nacional da Pontifícia União Missionária, padre Jaime Patias (IMC) participa em Aparecida do Norte (SP) do Congresso Nacional da Vida Consagrada, que prossegue até 10 de abril. O evento que reúne mais de dois mil religiosos de todo Brasil, reflete temas centrais para a vida religiosa.

Além de registrar número recorde de participantes, mais de 2 mil, o Congresso aberto neste dia 7, ocorre no Ano da Vida Consagrada, instituído pelo papa Francisco e à luz dos 50 anos do Concílio Vaticano II, refletindo o tema “Não ardia o nosso coração quando Ele nos falava no caminho?” (Lc 24, 29). Além disso, o Congresso é iluminado pelas reflexões do triênio 2013/2016 da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), fundamentadas na narração sobre os Discípulos de Emaús e que visam, reanimar a vida religiosa.

Segundo a Presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil, Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, o Ano da Vida Consagrada está envolvendo todas as 20 regionais da CRB com um profundo desejo de renovação. Tanto que, durante o Congresso, a Conferência dos Religiosos do Brasil irá enviar uma carta ao papa Francisco manifestando sua gratidão pela valorização da vida consagrada.

A presidente da CRB ressalta ainda que o Congresso coloca em prática um dos objetivos da Conferência que é o de “animar a Vida Consagrada, oferecendo-lhe possibilidade de reflexão e estudo para aprofundar justamente sua vida e sua missão”.

O Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) dom Raymundo Damasceno Assis e a Presidente da Confederação Latinoamericana e Caribenha de Religiosos e Religiosas, Irmã Mercedes Casas Sanchéz da Colômbia, acompanham o evento, assim como, os bispos referenciais da CNBB para o tema da vida consagrada.

Programação
Na programação dos quatro dias do Congresso Nacional da Vida Consagrada, haverá reflexões sobre a identidade dos consagrados; o seguimento radical de Jesus e a missão como serviço ao povo de Deus, além da convivência e partilha de vida entre os religiosos.

Nesta terça-feira (7) o tema geral é “Resgatando o Caminho”, com a conferência do padre Geraldo Kolling (SJ) e na sequência  “Peregrinos vigilantes, Místicos militantes, Profetas de uma Igreja em saída”, com padre Paulo Suess, assessor teológico do Conselho Indigenista Missionário (Cimi).

O tema das reflexões na quarta-feira (8) será do “Ministério à Mistagogia”, com celebração eucarística presidida por dom Jaime Spengler, bispo referencial da CNBB para a vida consagrada.

Na quinta-feira (9) o tema das reflexões será da “Esperança para a Alegria” e uma das conferências tem a presença da Presidente da Confederação Latino-americana e Caribenha de Religiosos e Religiosas (CLAR), Irmã Mercedes Sánchez.

O encerramento, na sexta-feira (10), contará com celebração na Basílica Nacional de Aparecida do Norte.

O Congresso Nacional da Vida Consagrada será transmitido ao vivo pelo endereço https://anodavidaconsagrada.blogspot.com.br/.

Publicações recentes