Participantes do 5º Simpósio de Missiologia divulgam Mensagem ao Povo de Deus

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Realizado em Brasília (DF) ao longo desta semana, o 5º Simpósio de Missiologia coincidiu com o 3º aniversário do pontificado do papa Francisco e a situação conturbada do país. No final dos trabalhos, nesta quinta-feira, 17, os participantes do encontro divulgaram uma Mensagem ao Povo de Deus.

“Tivemos como proposta fazer um balanço de possíveis orientações e visões missiológicas, no intuito de assumir caminhos de atuação em sintonia com o sonho missionário de Francisco de configurar todo o povo de Deus em uma Igreja em saída”, diz um trecho da Mensagem. Confira abaixo a íntegra da carta.

Mensagem ao Povo de Deus

O 5º Simpósio de Missiologia, realizado em Brasília (DF), no Centro Cultural Missionário (CCM), entre os dias 13 e 17 de março de 2016, reuniu 45 pesquisadores, mestres, doutores, especialistas, membros e representantes de comunidades, instituições e organismos de todo o Brasil. Promovido pelo CCM e pela Rede Latino-Americana de Missiólog@s (RELAMI), o evento teve como tema “Francisco, timoneiro da esperança: para uma missão a serviço do mundo de hoje e amanhã”. Queremos partilhar com o Povo de Deus nossas preocupações e esperanças como Igreja “em saída”.

O Simpósio coincidiu com o 3º aniversário do pontificado do Papa Francisco e a situação conturbada do nosso país. Tivemos como proposta fazer um balanço de possíveis orientações e visões missiológicas, no intuito de assumir caminhos de atuação em sintonia com o sonho missionário de Francisco de configurar todo o povo de Deus em uma Igreja em saída.

Por meio de conferências, debates, oficinas e partilhas, aprofundamos a reflexão teológica sobre os sinais dos tempos; evidenciamos luzes e sombras do mundo contemporâneo; detectamos entraves e pressupostos eclesiológicos para uma “saída decidida”; vislumbramos novos caminhos da missão; e nos empolgamos com a conversão missionária das nossas comunidades.

Apreciamos com alegria a esperança irradiada pelo pontificado de Francisco, mas partilhamos também apreensões diante de obstáculos que bloqueiam o seu projeto de reforma. Esse projeto nos propõe a uma nova visão da história como história de salvação; a descolonização da missão; a descentralização e a sinodalidade da Igreja; as reformas estruturais no tratado sacramental.

Contudo, o principal obstáculo é o medo dos nossos pastores; o medo de constituir uma Igreja “em saída”; o medo de avançar para águas mais profundas. Às vezes, o medo se manifesta por atitudes autoritárias, da incapacidade de ouvir e pela imposição de mensagens que são de acordo com os próprios padrões culturais do mensageiro. O medo é também reforçado pelo cômodo critério do tradicionalismo: “fez-se sempre assim” (EG 33). O papa sabe que o caminho sinodal vai forjar “uma Igreja da escuta” recíproca. Por isso nos recomenda: “O que se refere a todos, por todos deve ser tratado” (cf. LG 12). Francisco abriu a Porta Santa para destravar o caminho indicado pelo Vaticano II. O recado é claro: “deixem o Concílio entrar na Igreja e saiam para as periferias em missão” (cf. EG 20ss).

Francisco nos convida a ter ousadia para buscar novos caminhos, sem ansiedade e, com convicções claras, iniciar processos de transformação. Para isso, é preciso mudar convicções, atitudes e estilo de vida, bem como fazer da misericórdia uma nova forma de convivência que humanize relações e facilite o encontro com Deus, o outro e a criação.

Acreditamos que hoje nossas comunidades estão preparadas para assumir os caminhos de renovação propostos pelo papa: uma ecologia integral (cf. LS), uma espiritualidade encarnada, uma educação para viver a fé articulada com a vida, uma formação teológica que acolha o martírio e a profecia capazes de provocar uma profunda mudança de rota em nível pessoal, comunitário e institucional.

O Papa Francisco está sendo um dom para a Igreja de Cristo, uma inspiração e um impulso para construir pontes e derrubar muros. Que o bom Deus lhe conserve com saúde para continuar os caminhos da sinodalidade que concretize a participação plena do povo de Deus!

Fazemos votos que a participação de todo batizado na missão de Deus intensifique os vínculos entre as igrejas e os povos, e nos tornem testemunhas autênticas de Cristo Ressuscitado, esperança para toda humanidade.

Publicações recentes