CRB participa da reunião da Comissão Ministérios Ordenados e Vida Consagrada (CMOVC) da CNBB

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

“Documento de Aparecida, numa perspectiva vocacional”, é o tema central da reunião ampliada da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que aconteceu entre os dias 16 e 20 de outubro, em Curitiba (PR) e contou com a assessoria do bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Joel Portella Amado. Representando a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), participaram, Ir. Maria Inês, presidente da CRB, Ir. Clotilde Azevedo, assessora do setor Juventudes e 13 representantes do Serviço de Animação Vocacional (SAV-CRB), de várias Regionais (Brasília, Minas Gerais, São Paulo, Fortaleza, Belém, Palmas, São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, São Luis, Vitória, Goiânia).

Segundo Ir. Maria Valdéris Simor, representante de Brasília, foi um momento de reiterar seu compromisso vocacional: “Renovei-me na minha vocação e missão. Deus é muito bom”, alegrou-se. Para a representante de Fortaleza(CE), Ir. Carmen Lucia Pereira, três pontos importantes marcaram o encontro e que ela pretende buscar: “Centralidade em Jesus Cristo,  a fé partilhada se torna vida e a Intercongregacionalidade da Vida Religiosa Consagrada. Foram dias de partilha, escuta, celebrações, sonhar juntos e juntas de que a formação  desde as etapas iniciais é um processo que cada dia deve ser cuidado e avaliado periodicamente. A experiência e a presença das Animadoras Vocacionais e Animadores Vocacionais das Regionais da CRB, foram muito marcantes, porque juntos e juntas fomos escutando o caminhar de cada Regional. E juntos iremos fazendo acontecer o que se foi pensado e avaliado para o próximo ano”, conclui. A presidente da CRB, Ir. Maria Inês, destaca que as regionais da CRB tem muita vida: “É uma Vida Consagrada em saída, olhando os mais pobres, tem dinamicidade, tem alegria e compromisso”, disse.

Dom Joel, responsável pela parte formativa, explica que durante os próximos dias, 19 e 20 de outubro, os organismos que fazem parte da Comissão realizarão reuniões para avaliarem atividades executadas em 2017 e programarem as próximas de 2018. Além disso, a Comissão também terá um momento para acolher as sugestões de celebração do Ano Vocacional em 2019.

Foi assumida uma nomenclatura comum para designar os grupos ligados a dimensão vocacional SAV-CRB (Serviço de Animação Vocacional da CRB) e algumas indicações de objetivos comuns: fomentar a intercongregacionalidade; assumir e difundir a cultura vocacional; procurar trabalhar em sintonia com a pastoral vocacional das dioceses e regionais da CNBB; incentivar nas equipes vocacionais o processo do itinerário vocacional na linha catecumenal. Para 2018 foi sugerido a realização de um Seminário que tenha como foco a questão do Itinerário catecumenal.

 

Publicações recentes