Papa retira sanções canônicas a Pe. Cardenal, sacerdote nicaraguense

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Francisco concede plena reintegração ao padre nicaraguense Ernesto Cardenal, suspenso a divinis mais de 30 anos atrás devido sua militância política, tendo depois abandonado toda atividade nesse sentido. Acolhendo ao pedido do mesmo, o Papa concede ao sacerdote de 94 anos plena reintegração a fim de que possa viver este momento da sua vida em paz com o Senhor e com a Igreja
 

Cidade do Vaticano

O Papa Francisco concedeu “com benevolência” a absolvição de “todas as censuras canônicas” impostas a Pe. Ernesto Cardenal, o sacerdote nicaraguense hoje com 94 anos suspenso a divins em 30 de janeiro de 1985.

Ouça e compartilhe!

É o que informa o núncio apostólico na Nicarágua, Dom Waldemar St. Sommertag, que numa nota esclarece que o religioso esteve “35 anos sob suspensão do exercício do ministério devido a sua militância política”, com a participação como ministro da Cultura no governo conduzido por Daniel Ortega, após a ditadura dos Somoza.

“O religioso aceitou a pena canônica imposta” na época, atendo-se “sempre a ela”, “sem levar adiante nenhuma atividade pastoral”, tendo abandonado “há muitos anos todo e qualquer empenho político”.

A bênção do Papa Francisco

O arcebispo Sommertag concelebrou este domingo (17/02) a santa missa com Pe. Cardenal no hospital de Manágua, onde o sacerdote se encontra internado desde o início deste mês de fevereiro em precárias condições de saúde.

O núncio apostólico comunicou-lhe a medida de plena  reintegração decidida pelo Pontífice, transmitindo-lhe a bênção de Francisco a fim de que possa viver este momento da sua vida em paz com o Senhor e com a Igreja.

O religioso ancião expressou gratidão ao Santo Padre e ao próprio núncio, o qual definiu o sacerdote nicaraguense feliz e sereno.

Primeira missa celebrada após mais de 30 anos

Para Pe. Cardenal a missa de horas atrás foi a primeira celebração eucarística após mais de 30 anos, isto é, desde quando lhe foi notificada a suspensão a divinis. Em 1983 João Paulo II, em visita ao país centro-americano, convidou publicamente Pe. Cardenal a demitir-se e a conformar-se às prescrições canônicas: tendo rejeitado, foi-lhe imposta a suspensão a divinis. Em 1994 Cardenal abandonou a Frente sandinista de libertação nacional (Fsln), criticando – segundo sua interpretação – a deriva autoritária do partido.

Colóquios com o núncio

Nas últimas semanas o arcebispo Sommertag visitou mais vezes o sacerdote e teólogo, famoso poeta em toda a América Latina e não só, promotor nos anos 80 de uma grande campanha de alfabetização que lhe valeu um reconhecimento da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco): efetivamente, graças àquela iniciativa ao menos meio milhão de nicaraguenses aprendeu a ler e a escrever.

Em 2 de fevereiro, o núncio teve um colóquio privado de meia hora com Pe. Cardenal na residência deste em Manágua: na ocasião, com uma conversação definida profunda, aberta e amistosa, foi feito o pedido para “ser readmitido no exercício do ministério presbiteral”, referiu Dom Sommertag.

Após o internamento, o representante pontifício foi visitá-lo no hospital em 11 de fevereiro, na celebração do Dia Mundial do Enfermo. Novamente o visitou este domingo, quando lhe comunicou a decisão do Pontífice.

Fonte: Vatican News

Publicações recentes