Papa nomeia dom Eduardo Pinheiro bispo de Jaboticabal

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

O papa Francisco nomeou hoje, 22 de abril, dom Eduardo Pinheiro da Silva, sdb, como bispo de Jaboticabal (SP), transferindo-o da sede titular de “Gisipa” e do ofício de bispo auxiliar da arquidiocese de Campo Grande (MS). Dom Eduardo Pinheiro pertence à Congregação dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) e, até o presente momento, é presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude. Dom Eduardo foi nomeado bispo em 02 de março de 2005. Tem como lema: “Chamo-vos amigos”. É autor do livro “Vida: um projeto em construção” lançado em julho de 2013.

Vida e missão

Natural de Lins (SP), nasceu no dia 20 de janeiro de 1959. É filho de Francisco Pinheiro da Silva e Elvira Martins Pinheiro da Silva. Aos 23 anos, ingressou no Seminário de Filosofia, em Lorena (SP). Concluiu Teologia no Instituto Teológico Pio XVI, em 1990. Sua ordenação presbiteral ocorreu no dia19 de janeiro de 1991.

Ainda como sacerdote, ocupou cargos de formador e diretor salesiano, assessor da pastoral juvenil, assessor da Pastoral da Juventude no regional Oeste 1, vigário paroquial de Campo Grande (MS) e pró-reitor do extensão e ação comunitária da Universidade Salesiana de São Paulo (Unisal).

Dom Eduardo possui mestrado em Ciências da Educação pelo Universidade Pontifícia Salesiana, em Roma, e especialização em Pastoral Juvenil e Catequese. Em sua trajetória no episcopado, tem acompanhado diferentes atividades e projetos de evangelização com a juventude do Brasil, na Comissão da CNBB.

 Fonte: CNBB

Publicações recentes