Papa Francisco nomeia novo arcebispo de Curitiba

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Cidade do Vaticano (RV) – O Papa Francisco nomeou Arcebispo de Curitiba (PR) Dom José Antônio Peruzzo, até então Bispo da Diocese de Palmas e Francisco Beltrão (PR).

Dom José Antônio Peruzzo nasceu em 19 de abril de 1960, em Cascavel (PR). Estudou no Colégio Marista e no Seminário Menor São José de Curitiba. Ainda na capital paranaense, formou-se em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1979-1981) e Teologia no Studium Theologicum (1982-1985). Obteve a Licenciatura em Sagrada Escritura no Pontifício Instituto Bíblico em Roma (1988-1992) e o Doutorado em Teologia Bíblica na Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino, em Roma (2002-2004).

Foi ordenado sacerdote em 22 de dezembro de 1985, para a Arquidiocese de Cascavel. Como sacerdote, desempenhou os seguintes cargos: Coordenador Diocesano de Catequese; Professor do Centro Diocesano de Teologia; Diretor da Escola Catequética; Reitor do Seminário de Teologia Nossa Senhora de Guadalupe de Cascavel e Pároco da Catedral Metropolitana da Arquidiocese de Cascavel.

Em 24 de agosto de 2005 foi nomeado Bispo de Palmas e Francisco Beltrão. Recebeu a ordenação episcopal em 23 de novembro do mesmo ano. (BF)

Novos desafios

De acordo com o jornal Diário do Sudoeste, Dom Peruzzo comentou sobre os desafios de ser arcebispo na capital paranaense. “Serão grandes desafios porque Curitiba é mais extensa, a população é maior, a cidade é mais cosmopolita, as características culturais são muito mais metropolitanas e os desafios da evangelização também se tornam muito mais multiplicados. Mas se todos forem doces e receptivos a graça de Deus, eu também irei com essa mesma disposição”, salientou.

Quanto à atuação de bispo e arcebispo, ele explicou que não há grandes diferenças. Um arcebispo é o bispo de uma arquidiocese, e arquidiocese é uma diocese que exerce certa liderança sobre um grupo de dioceses.

Dom José ainda fez uma avaliação dos nove anos que permaneceu na Diocese de Palmas – Francisco Beltrão. “Nesses anos que estive na Diocese houve grande ênfase na formação de agentes de evangelização, catequistas, pastoral familiar, leigos, em consonância com o meu lema: “Fazei discípulos… Ensinai”. Nesses nove anos tivemos um dinamismo bastante intenso na área da formação das pessoas. Educação da fé”, destacou.

Publicações recentes