Cidade do Vaticano (RV) – O Papa Francisco nomeou Arcebispo de Curitiba (PR) Dom José Antônio Peruzzo, até então Bispo da Diocese de Palmas e Francisco Beltrão (PR).

Dom José Antônio Peruzzo nasceu em 19 de abril de 1960, em Cascavel (PR). Estudou no Colégio Marista e no Seminário Menor São José de Curitiba. Ainda na capital paranaense, formou-se em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1979-1981) e Teologia no Studium Theologicum (1982-1985). Obteve a Licenciatura em Sagrada Escritura no Pontifício Instituto Bíblico em Roma (1988-1992) e o Doutorado em Teologia Bíblica na Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino, em Roma (2002-2004).

Foi ordenado sacerdote em 22 de dezembro de 1985, para a Arquidiocese de Cascavel. Como sacerdote, desempenhou os seguintes cargos: Coordenador Diocesano de Catequese; Professor do Centro Diocesano de Teologia; Diretor da Escola Catequética; Reitor do Seminário de Teologia Nossa Senhora de Guadalupe de Cascavel e Pároco da Catedral Metropolitana da Arquidiocese de Cascavel.

Em 24 de agosto de 2005 foi nomeado Bispo de Palmas e Francisco Beltrão. Recebeu a ordenação episcopal em 23 de novembro do mesmo ano. (BF)

Novos desafios

De acordo com o jornal Diário do Sudoeste, Dom Peruzzo comentou sobre os desafios de ser arcebispo na capital paranaense. “Serão grandes desafios porque Curitiba é mais extensa, a população é maior, a cidade é mais cosmopolita, as características culturais são muito mais metropolitanas e os desafios da evangelização também se tornam muito mais multiplicados. Mas se todos forem doces e receptivos a graça de Deus, eu também irei com essa mesma disposição”, salientou.

Quanto à atuação de bispo e arcebispo, ele explicou que não há grandes diferenças. Um arcebispo é o bispo de uma arquidiocese, e arquidiocese é uma diocese que exerce certa liderança sobre um grupo de dioceses.

Dom José ainda fez uma avaliação dos nove anos que permaneceu na Diocese de Palmas – Francisco Beltrão. “Nesses anos que estive na Diocese houve grande ênfase na formação de agentes de evangelização, catequistas, pastoral familiar, leigos, em consonância com o meu lema: “Fazei discípulos… Ensinai”. Nesses nove anos tivemos um dinamismo bastante intenso na área da formação das pessoas. Educação da fé”, destacou.

SDS Bloco H - nº 26 - Sala 507 - Edfício Venâncio II

CEP: 70393-000 - Brasília - DF - Brasil (061) 32265540 - Fax: (061) 3225 3409 crb@crbnacional.org.br

2018 - CRB Nacional.org.br

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?