O Senhor Mercado

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

 

 

 

Pe. Alfredo J. Gonçalves, cs

Os tempos modernos amadureceram com os albores do renascimento humanitário, da descoberta e/ou conquista de novas terras, do iluminismo, das inovações tecnológicas e científicas, culminando com a Revolução Industrial. Nesse percurso vertiginoso de apenas alguns séculos, e de modo particular na civilização ocidental, praticamente foram banidos os imperadores, os monarcas e os tiranos. Constituíam os senhores absolutos, do ouro e da espada, do trono e dos súditos – atributos todos eles gêmeos e indissociáveis.

Restou, único e soberano, o Sr. Mercado, acompanhado de perto pela Sra. Democracia. Mas esta última converteu-se rapidamente em serva daquele. Navega ao sabor dos ventos e do rumo das mercadorias. Com o nascimento e consolidação da economia capitalista, de corte liberal, o poder e a riqueza estreitaram ainda mais as mãos e os interesses. Enquanto reinados e dinastias se dividem, se fragmentam e desaparecem, o domínio econômico apresenta-se cada vez mais centralizado e coeso. O progresso tecnológico tem contribuído ainda mais para essa concentração sem precedentes da acumulação de capital – bem como para sua sua contra face, a exclusão social. Surge um novo império, regulado pela compra e venda, oferta e procura.

O Sr. Mercado, aliás, desde cedo revelou-se extremamente caprichoso, sujeito aos altos e baixos de um mar agitado e de ondas imprevisíveis e imprevistas. Sua “mão invisível” (Adam Smith) manda e desmanda; faz, desfaz e refaz relações de toda ordem; ultrapassa e rompe com todas as fronteiras. Seu humor oscila de forma instável de acordo com os boatos, os rumores e o comportamento do sistema de produção-comércio-consumo. Tornou-se o rei incontestável da economia e da política. Improvisamente e com uma velocidade frenética, ergue e derruba bolsas de valores e governos, além de determinar as mais variadas taxas.

Diante desse renovado absolutismo, qual o protagonismo dos governos nacionais e dos organismos internacionais? Frente à voracidade de lucros e ganhos crescentes do Sr. Mercado, representado pelos gigantescos conglomerados transnacionais, o que fazer? Combater semelhante abuso ou adaptar-se em vista de uma certa governabilidade? Quem e como comanda efetivamente os processos eleitorais e a divisão do poder? Do ponto de vista do poder local, existe qualquer margem de manobra para responder aos anseios, necessidades e urgências da população, especialmente os setores mais pobres e abandonados?

Três vias se abrem para o protagonismo dos governos nacionais: a) resistir às investidas do grande capital, esperando e enfrentando a tempestade desencadeada pelo FMI e Cia., com todo seu arsenal de retaliação e de guerra; b) aceitar a cumplicidade com o capital financeiro e com as transnacionais, embolsando em recompensa alguns trocados, o que gera, por exemplo, a corrupção e a progressiva devastação do meio ambiente; e c) tornar-se uma espécie de capataz do Sr. Mercado, convertendo-se em correia de transmissão da poupança popular para os cofres públicos e para as contas bancárias dos cidadãos mais ricos do planeta, o que evidentemente sacrifica a possibilidade de verdadeiras políticas públicas.

Disso resulta que, em lugar de respostas às perguntas acima, o horizonte se reveste de sombras e dúvidas, de incertezas e inquietudes. Pelos campos, cidades e grandes metrópoles, o desemprego, subemprego ou trabalho informal fecha as portas aos direitos humanos básicos. As estradas e fronteiras se enchem de multidões em fuga – migrantes, refugiados e prófugos – que erram de um lado para outro disputando as migalhas que, eventualmente, caem da mesa luxuosa e opulenta dos milionários e bilionários. Mas resulta, também, que uma nova ordem mundial se faz urgente e necessária, para a sobrevivência digna da vida e do planeta.

Pe. Alfredo J. Gonçalves, cs – São Paulo 8 de janeiro de 2019

Publicações recentes