Por Rosinha Martins |02.03.2016| Uma Celebração Eucarística na tarde desta quarta, 02, encerrou o primeiro dia do encontro da Vida Consagrada que se reúne no Santuário da Divina Misericórdia, em Curitiba.

O evento conta com a participação de mais de 600 religiosos e religiosas advindos de todas as regiões do Brasil para debaterem o tema “Vida Religiosa Consagrada, encarnação da Misericórdia do Pai no mundo.

Em sua homilia, dom João destacou a importância da Palavra de Deus, que hoje, é acessível a todos os cristãos e que deve ser lida, meditada e vivenciada. “Em Jesus, esta encarnação é completa. A Palavra se fez pessoa e em nós discípulos seus, o destino da Palavra é, também, se fazer carne, a nossa carne, nosso jeito de ser”, disse

De acordo com dom João, a Bíblia nas mãos do povo, é hoje, a força das comunidades, onde a Palavra de Deus é meditada com calma, com profundidade. “Nunca se ouviu dizer de um povo que teve seu Deus tão perto de si como nós temos o nosso Deus perto de nós. É uma das conclusões da primeira leitura que ressalta que Deus estabelece aliança com seu povo”.

É preciso deixar, acrescenta, “que a nossa vida se aproxime da Palavra. A meditação não está em função da observância da lei, pois esta não liberta, é fria. Ela já foi superada pela própria pessoa do Senhor que é a Palavra viva. Esse encontro com Jesus é que provoca em nós experiências novas, significativas que se tornam eixo da nossa vida”.

Para dom João, um dos costumes bonitos que deveria fazer parte das congregações e,- seguramente nossos fundadores queriam isso – é que a Palavra seja traduzida em experiência na comunidade. “Se alguém conta a experiência da Palavra vivida, não pode ser contestado porque é vida e ao mesmo tempo ilumina. Deus é luz para a comunidade. Isso fortalece o caminho, consola, reestrutura, simplifica, modifica, faz a gente caminhar”, garantiu.

“Queremos agradecer a Deus nesta missa porque Jesus é a Palavra viva no meio de nós. Ele nos une. Esta diferença de carisma é a Igreja de Deus. Tocamos também nas feridas mas não para pararmos nelas, sabendo que é o amor de Deus que conta. Podemos responder por uma vida vivida Nele. Que esse encontro nos ajude a dizer esse sim generoso, juntos, como Igreja, para que o Reino de Deus possa indicar luzes para o nosso tempo. Que nós cristão sejamos firmes, diferentes. Que possamos ser Palavra encarnada”, concluiu.

O encontro dos consagrados e consagradas encerra na tarde desta quinta, 03, com a celebração de entrada pela Porta Santa, quando a assembleia receberá as santas indulgências.

Veja imagens do evento.

SDS Bloco H - nº 26 - Sala 507 - Edfício Venâncio II

CEP: 70393-000 - Brasília - DF - Brasil (061) 32265540 - Fax: (061) 3225 3409 crb@crbnacional.org.br

2018 - CRB Nacional.org.br

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?