Nova Gerações (NG’s) de Salvador nas Rodas de Conversa sobre o Vinho Novo

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

As Novas Gerações da CRB em Salvador se reuniram, na sede da Regional da CRB BA/SE, às 17h30, no dia 19 de agosto do ano em curso, com o desejo de refletir a caminhada proposta na 1ª roda de conversas do subsídio que pretende ajudar a preparar e viver o IV Congresso das Novas Gerações do Brasil / II Congresso das Novas Gerações do Cone Sul (Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai) de 21 a 25 de fevereiro de 2020 em Vargem Grande Paulista(SP).

A primeira roda de conversa abordou o tema: A Vinho Novo, Odres Novos, e para animar a roda de conversa Frei Mendelson Branco da Silva, OFM, dirigiu os passos propostos. Para iniciar a roda de conversa a irmã Gizely Mendes Pinheiro, FSP, explicou o sentido dos odres, que foram confeccionados a mão, simbolizando a cada um de nós. Logo após fizemos a recordação da vida, iluminados pela pergunta: “Quais são os nossos desafios como VRC?”

A partilha motivou enxergar as diversas realidades que nos desafiam, trazendo também à consciência o olhar esperançoso que foi expressado em palavras sobre tais desafios.

Outro momento muito forte da roda de conversa, foi a meditação do Evangelho de Lucas 5, 33-39, que foi refletido no sentido que tempos atuais pedem novas respostas para novas questões, entre muitas outras reflexões.

Ao final do encontro, colocamos nossos nomes nos odres que recebemos e também o vinho novo ao qual queremos para nossa caminhada, encerrando com a oração conclusiva “Somos teus odres, Senhor”.

Após a oração, partilhamos o alimento, fortalecendo nossos laços fraternos, tanto na partilha da vida e oração, como também na partilha do que trouxemos para este nosso encontro.

A nossa segunda roda de conversa foi um momento sobre a ação de Deus em nossas vidas. Nos reunimos na sede da CRB, um dia após a Assembleia dos Religiosas/os do Brasil BA/SE. Onde foi possível dar continuidade às partilhas do vinho novo em odres novos, ou seja, a alegria de sermos consagradas/os a Deus.

Pelas nossas partilhas vimos como não é fácil compreender o novo, ou seja, a novidade que o Senhor nos oferece a cada dia para vivermos nas nossas comunidades. Acreditamos que para que o vinho tenha um bom sabor é preciso ter abertura, esforço pessoal, acreditar em quem somos… para que possamos nos preencher deste vinho novo.

O vinho novo está sempre chegando nas nossas comunidades para dar vida. É uma pressão que faz explodir a vida existente dentro de cada um/a  de nós. Porém nem sempre é respeitado. Muitas vezes, as nossas comunidades não acreditam na pureza de uma amizade, não sabem acolher a maneira como o vinho novo chega na comunidade: sempre reclamando “por que vocês se encontram todos os meses?”, “não sou de acordo com esses encontros de homens e mulheres juntos”.

Cabe a nós, novas gerações, dar a resposta para que elas possam sentir o sabor do vinho novo. É preciso ficar atento para que o vinho novo seja colocado no odre  devagar, respeitando as realidades já existentes e se fazendo ser respeitadas/os para que o odre suporte a pressão da beleza de Deus no diferente.

Os odres (nossas comunidades) ainda estão em processo de adaptação ou até mesmo resistentes à novidade. Sabemos que tanto o vinho novo quanto o vinho velho, ambos têm o que receber e o que doar. É na partilha de quem somos que a unidade de Deus acontece de maneira verdadeira.

O vinho novo assusta, porque nos faz alargar, nos faz ver coisas novas.

Frei Mendelson Branco da Silva, OFM

 

Publicações recentes