Nota da Presidente: Visita a Pemba, Moçambique

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Foi com muita alegria que a Conferência dos Religiosos do Brasil acolheu o pedido de Dom Luis Fernando Lisboa, bispo de Pemba, província de Cabo Delgado, em Moçambique, como gesto concreto do Ano da Vida Consagrada. Também respondendo à prioridade da CRB, do triênio passado(2013-2016) e deste(2016-2019), que é a intercongregacionalidade. E a intercongregacionalidade face a situações de emergência, onde a vida mais clama. Essa região do norte de Moçambique – Pemba -, local onde fala o idioma português e é a mais pobre do país. Tem muitos poucos padres e missionários nesta região com dois milhões de habitantes, maioria muçulmana, onde os cristãos têm pouca assistência. Foi solicitado um trabalho junto à nutrição da criança porque a mortalidade infantil nesta região é muito grande, junto às mães, ajudando a comunidade a produzir a multi-mistura, alimentos básicos. As irmãs missionárias estão começando a visitar as comunidades da Diocese na região onde vão morar, no distrito Silva Macua, dentro da Paróquia de Metoro, onde a futura residência da comunidade está sendo ampliada.

Além do apoio à criança desnutrida, em situação de vulnerabilidade, farão também um trabalho junto às minas de pedras preciosas, onde existe exploração por parte de empresas estrangeiras, povo também vai lá para cavar e buscar recursos. Em torno destas minas há muita prostituição, alcoolismo, violência, exploração da mulher. Um padre queniano, passionista, é o pároco. Ele tem visitado estas minas.Solicitou duas Irmãs para Pastoral junto às mulheres moçambicanas exploradas e a Pastoral, em geral. Portanto, são três pastorais: pastoral da criança, junto às mulheres e, em geral.

O bispo disse muito claro que o mais importante é ser presença. Sendo uma região de muitos muçulmanos, esta presença e convivência deve ser muito bonita, com todos, independente de religião.

Brasília, 20 de setembro de 2016
Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro

Publicações recentes