Nota da Diretoria Nacional da Conferência dos Religiosos do Brasil

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Na frente: Ir. Maria José Barbosa dos Santos, bdp – Secretária, Ir. Maria Inês Vieira Ribeiro, mad – Presidente, Ir. Eliene Oliveira Barros, ibp – Conselheira, Ir. Ana Teresa Pinto, fma – Conselheira.
Atrás: Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti, sdb – Tesoureiro,  Ir. Olavo Dalvit, fsc – Vice Presidente, Pe. Antônio Ramos Moura Neto, osj – Conselheiro

NOTA DA CONFERÊNCIA DOS RELIGIOSOS DO BRASIL

Nós, membros da Diretoria Nacional da CRB, eleita na XXV Assembleia Geral Eletiva, em julho p.p., em sintonia com as Religiosas e Religiosos que dedicam a vida pelo Reino de Deus neste chão brasileiro, expressamos nossa incondicional unidade com o Papa Francisco e em comunhão com os Bispos que integram a CNBB e o CELAM, elevamos nossas vozes na defesa da vida e da nossa “casa comum”.

Para nós, Igreja é a grande a família de Deus, reunida nas pequenas comunidades eclesiais missionárias, nos centros urbanos, nas periferias e áreas rurais. Enquanto Igreja, compartilhamos as angústias e esperanças dos povos indígenas, quilombolas, moradores da rua, migrantes, refugiados, mulheres, jovens, adolescentes e crianças vítimas da violência e abusos sexuais.
Estamos conscientes da existência de luzes e sombras no processo democrático brasileiro. Porém, não devemos e nem podemos fechar os olhos diante da corrupção e da ganância, dos erros cometidos e da infidelidade de muitos de nossos políticos que não estão a serviço do bem comum, mas usam do poder para beneficio próprio em detrimento dos pobres, pois “em nossas cidades está instalado um crime mafioso e aberrante, e muitos têm as mãos cheias de sangue devido a uma cômoda e muda cumplicidade” (EG 210). Contudo, acreditamos que Deus habita nessa realidade complexa e aponta saídas convocando a Vida Religiosa a ser “mística profético-sapiencial, presente onde a vida está
ameaçada, respondendo aos desafios de cada tempo, tecendo relações humanizadoras e interculturais, ouvindo o clamor dos pobres e da terra, para que o vinho novo do Reino anime a festa da vida” (Horizonte da CRB 2019-2022).

Renovamos nosso SIM como homens e mulheres que vivem a consagração “exclusiva a Deus” e como Diretoria Nacional assumimos o compromisso de incentivar e promover a comunhão na riqueza da diversidade, e oferecer o serviço da animação da VRC. Ao mesmo tempo, expressamos nossa total adesão à convocação feita pelo Papa Francisco para a celebração do Sínodo da Amazônia “Não deixemos,que nos roubem o entusiasmo missionário, a alegria da evangelização.”(EG 80.83).

E mais, unimo-nos a todos os órgãos nacionais e internacionais no clamor mundial ante a destruição de um patrimônio humano, ambiental e econômico imensurável na grande missão de exigir um basta às atividades predatórias na nossa Amazônia.

É tempo de discernimento, de escutar o clamor dos pobres e excluídos de nossa terra, de saber separar a informação que defende os interesses do capital em detrimento da pessoa humana e colocarmo-nos, de forma inequívoca, ao lado dos que sofrem ou são marginalizados. É tempo de aguçarmos nosso senso crítico diante da realidade e sermos sinal de esperança e mensageiros da verdade para tantos que têm na VRC uma referência de seguimento. É a hora de darmos a nossa contribuição, vivendo com coerência nossa consagração, veiculando boas e verdadeiras notícias e somando força com aqueles que promovem a paz! Este exigente discernimento nos leva a uma constante atenção para distinguir o joio do trigo.

Um grande abraço a todos e todas. Que a Mãe e Mestra, a Estrela da Evangelização, Maria, nos ajude a “fazer sempre o que Jesus mandar” (Cf. Jo 2,5).

Brasília, 30 de agosto de 2019

Diretoria da CRB Nacional:
 Ir. Maria Inês Vieira Ribeiro, mad – Presidente
 Ir. Olavo Dalvit, fsc – Vice Presidente
 Ir. Maria José Barbosa dos Santos, bdp – Secretária
 Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti, sdb – Tesoureiro
 Ir. Eliene Oliveira Barros, ibp – Conselheira
 Ir. Ana Teresa Pinto, fma – Conselheira
 Pe. Antônio Ramos Moura Neto, osj – Conselheiro

 

MENSAGEM NOVA DIRETORIA CRB Nacional (1)

Publicações recentes