Mutirão Novas Gerações em Brasília (DF)

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Mutirão das Novas Gerações de Brasília

De 28 a 30 de setembro o Grupo Novas Gerações Regional Brasília esteve realizando, na Capela N. Sra. Aparecida, que pertence a Paróquia Nossa da Assunção em Ceilândia Sul (DF), o Mutirão Missionário com o tema “Novas Gerações da VRC em Missão: Celebrando 50 Anos de Medellín na Caminhada da Igreja”. São 13 missionários/as de diferentes Congregações, como a proposta foi estendida a Vida Religiosa de Brasilia, contaram com a participação de algumas religiosas com mais de 10 anos de votos perpétuos.  O pároco, Pe. Moacir Gondim Nogueira Neto, foi muito receptivo a proposta e deu todo apoio necessário na comunidade, mobilizando lideranças e agentes de pastoral.

Chegaram ao local por volta das cinco horas da tarde do dia 28, foram acolhidas/os na Paróquia pelo pároco e seguiram para a Capela N.Sra. Aparecida onde foram apresentadas as famílias que hospedariam os missionários/as. Foi feita a entrega dos materiais e dadas as orientações para o Mutirão. Seguiram para a casa das famílias acolhedoras aonde jantaram e tiveram o primeiro contato com elas. À noite, ocorreu a Missa de abertura do Mutirão e um bate papo sobre a missão realizado pela Ir. Clotilde Prates de Azevedo da CRB Nacional.

No sábado as atividades iniciaram às seis e meia da manhã com a alvorada Missionária quando rezaram o Terço Missionário pelas ruas próximas à capela. Em cada mistério paravam em uma casa para conhecer um pouco da história daquela família, em geral sofrida e, ao mesmo tempo, fazer memória de pessoas que marcaram a caminhada da Igreja no Brasil nesse período pós Medellín, como por exemplo, Dom Luciano Mendes de Almeida, Pe. Josimo Tavares, Ir. Dorothy Stang e Margarida Maria Alves. Terminada a alvorada partilhamos, missionários/as e comunidade, um gostoso café comunitário.

Após este rico momento foram feitos os preparativos para as visitas, os/as missionários/as foram divididos em duplas tendo um acompanhante da comunidade. O sol forte e o clima seco, típico do Cerrado neste período, acompanharam este dia de visitas tendo como eixo motivador: “ser uma Igreja em saída, em busca dos mais necessitados”. A realidade encontrada pelos missionários/as foi marcada pela receptividade dos moradores, inclusive alguns evangélicos, mas também por histórias de superação, sofrimento e descaso político.

Ao término das visitas, na parte da tarde, nos reunimos para fazer a ressonância do vivido ao longo do dia em um clima de oração, escuta e reflexão. À noite, na Missa, rezamos com a comunidade o dia de Visitas, ao término da mesma gravamos com a comunidade um vídeo de apoio ao Papa Francisco.

O último dia do Mutirão iniciou com um momento orante, iluminado pela passagem bíblica de Mt 5,13-16. Concluindo o momento plantaram com alguns membros da comunidade eclesial duas mudas de árvores frutíferas (Graviola e Caju) como gesto simbólico do Mutirão. Em seguida realizaram algumas oficinas: Cine-fórum (Cultura da Paz); Apresentação Pastoral do Menor; Dinâmicas na área da Psicologia. Para as crianças houve uma brinquedoteca e pula-pula. Após o almoço concluiram com um rápido bate-papo avaliativo com o pároco.

Ao término desse Mutirão fica a gratidão a Deus por essa oportunidade, ao grupo de Religiosas/os que aceitaram o desafio de participar do Mutirão Novas Gerações, a CRB Nacional e a Regional Brasília pelo apoio e presença. Mas, esta gratidão se estende a todos que de forma direta ou indireta contribuíram para que esse Mutirão Missionário das Novas Gerações Regional Brasília acontecesse.

    

 

 

 

Equipe de coordenação

Ir. Maricélia Santos – Missionária de Jesus Crucificado  

Ir. Marizângela Silva – Missionária de Sta.Terezinha

Ir. Maria Esteves – Irmãs Franciscana da Penitência

Ir. Maria da Conceição – Irmãs Calvarianas

Ir. Maria José Soares – Concepcionistas Missionárias do Ensino

Ir. Márcia Rosália – Divina Providência

 

 

Publicações recentes