Mutirão Missionário, das Novas Gerações da VRC da Regional de Porto Velho (RO)

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Nos dias 7, 8 e 9  de setembro, ocorreu em Jaci-Paraná, distrito de Porto Velho (RO), o primeiro Mutirão Missionário das Novas Gerações da Vida Religiosa Consagrada da Regional da CRB, de Porto Velho, inspirado no lema “Saiamos depressa ao encontro da vida” e motivado pelos 50 anos da Conferência Episcopal de Medellín.

Participaram deste Mutirão dezoito jovens religiosos e religiosas (OFM Capuchinhos: 10, Missionarias Combonianas: 3, Ursulinas: 2, Irmãs Franciscanas do Coração de Jesus: 1, Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade: 1, Irmãs do Sagrado Coração do Verbo Encarnado: 1). Foram acolhidos pela comunidade  São Francisco de Assis, da área missionária de Jaci-Paraná, coordenada pelo Pe. João Toledo da Silveira, da paróquia São João Bosco (Porto Velho) e Ir. Tania de Oliveira (Distrito de Nova Mutum). No sábado, pela manhã, houve a Missa com bênção de envio.

Durante os três dias, juntamente com a juventude da comunidade, foram realizadas  visitas às famílias, convivência com a comunidade local, participação na festa da primavera promovida pelas quatro comunidades que compõem a área missionária, presença no almoço/leilão beneficente ao Hospital do Câncer e interação com as diversas realidades da comunidade.

Conforme o padre João,  “a comunidade local, passa por diversas situações, de maneira especial os impactos causados pelas Usinas: Girau e Santo Antônio. Girau, com o término das obras, deixou grande número de desempregados e, Santo Antônio, atinge o distrito com alagamentos, inclusive o local da igreja São Francisco.”

Com a missão de ouvir e de levar uma palavra de apoio, os religiosos e as religiosas das Novas Gerações foram um sinal profético, levando esperança e fé às famílias e a toda comunidade, encorajando diante das dificuldades que estão enfrentando. Esta missão teve seu encerramento com a celebração da Santa Missa, às 16h, no domingo.

 

Frei Claditon Marcelo Becker – OFMCap

Publicações recentes