Movimentos articulam Campanha 2015 em solidariedade ao Haiti

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Rogéria Araujo | 11.03.2015 | Diante da provável renovação do mandato da Missão de Estabilização da ONU no Haiti (Minustah), movimentos sociais e organizações se mobilizarão em mais um momento de amplo apoio à soberania do povo haitiano. O encontro – que dará diversos direcionamentos sobre a questão – acontecerá no dia 12 de março, no auditório da Cáritas Brasileira, em Brasília (DF).

Levada adiante pelo Jubileu Sul Brasil e Jubileu Sul/Américas, em coordenação com as organizações e movimentos do Haiti, a proposta do encontro é realizar uma ação conjunta, dentro da “Campanha de Solidariedade – 10 anos de ocupação. Basta!”. Cada organização poderá contribuir de diferentes formas. Para isso, todos e todas estão convidados para construir uma agenda de luta e agir em várias frentes.

Diante do abuso de poder, comprovadas violações aos direitos humanos, interferência direta no rumo político do país, atentados reiterados à soberania e aos direitos dos povos, o Jubileu Sul Brasil e Américas entendem que é necessário uma ação mais enérgica por parte dos que, ao longo desses 10 anos, vêm realizando diversas atividades pela retirada da Minustah do país haitiano.

“As organizações e movimentos sociais, pastorais e outros, já desenvolvemos juntos ou não diversas ações de solidariedade, humanitária, visitas, missões, brigadas, entrega de documentos, audiências… tanto aqui no Brasil como no Haiti. Mas o momento exige mais de nós. Juntos podemos fazer mais”, informa o convite.

Situação
Em outubro do ano passado, mesmo com rechaço de chefes de estados e de movimentos e organizações sociais, a ONU decidiu renovar a permanência da Minustah por mais um ano, com espaço para ser renovado caso seja avaliado necessário. Desde que foi ocupado pelas tropas de estabilização, o país passa por sérias crises agravadas pelo terremoto e pela situação política, com clara manipulação das eleições, gerando revolta na população.

A atuação do Jubileu Sul Brasil e Américas está em total consonância com movimentos, organizações e lideranças haitianas que pedem o fim da ocupação no país.

Serviço: Campanha pró Haiti no Brasil
Data: 12 de março de 2015.
Horário: 10h às 12h30
Informações: secretaria@jubileusul.org.br ou nos telefones (11) 3112-1524/991163721

Publicações recentes