Missionários visitam CRB Nacional

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

A CRB Nacional recebeu hoje, na sede, cerca de 15 missionários, representantes dos cinco continentes,  que participam do curso de formação missionária no Centro Cultural Missionário de Brasília (CCM), com o objetivo de aprofundar a língua,a cultura brasileira para atuarem em missão no país com mais eficiência e eficácia.

O Grupo foi acolhido pelos assessores e assessoras executivas da CRB que apresentaram a vida e a missão dos Religiosos do Brasil. Eles puderam também conhecer o projeto trienal da CRB 2010 a 2013.

O Curso de Formação Missionária

É um curso de extensão promovido pelo Centro Cultural Missionário (CCM) de Brasília, DF, organismo vinculado à CNBB, em parceria com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), a Comissão Episcopal para Amazônia e o Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE), de Passo Fundo, RS, instituição mantida pelos Missionários da Sagrada Família da Província Brasil Meridional. Essa iniciativa visa oferecer uma formação especifica a agentes de pastoral que atuam no Brasil, com enfoque na missão na Amazônia.

A formação dos missionários é um fator básico para o desenvolvimento das atividades. Há algum tempo vem se afirmando, nos institutos missionários e nas escolas de missiologia, que o primeiro problema da missão é o próprio missionário. Por isso, é necessário convidar as pessoas a reservar, antes de tudo, um tempo para si, de aprofundamento, de aplicação, de estudo e de oração. É preciso capacitá-las e qualificá-las recorrendo a uma formação missionária específica que ajude a enfocar adequadamente questões relevantes de ordem humana, teológica, pastoral e espiritual.

Os objetivos desse Curso são:

  1. Aprofundar as motivações pessoais, a própria compreensão da missão, a visão dos desafios missionários, os fundamentos bíblicos e teológicos;
  2. Fornecer aos participantes referenciais teóricos e práticos para a ação missionária, recorrendo a vários tipos de mediações inter-disciplinares;
  3. Proporcionar, através do estudo, da reflexão e do debate, momentos de discernimento participativo, de revigoramento espiritual e de atualização sobre os caminhos missionários da Igreja no Brasil.

Publicações recentes