Missionários da Sagrada Família tem novo Conselho Geral

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Júlio Werlang| 21.10.13| Os Missionários da Sagrada Família que participam em Roma do XIII Capítulo Geral da Congregação MSF, desejando melhor acolher e interpretar os sinais dos tempos na procura de colaborar significativamente no anúncio  e na construção do Reino de Deus, abordaram diferentes aspectos que dizem respeito à missao MSF no seu estudo e reflexão  para assumir novas linhas inspiradoras e operacionais, perspectivas atualizadas e decisões que correspondam  aos desafios de nosso tempo. O Capítulo Geral  inspirado no evangelho de Mateus, Mt 9, 35-38, teve como tema: Ser Missionário da Sagrada Família hoje.

A mudança de época, caracterizada pelas diversas globalizações, a supremacia da economia de mercado, a tendência ao fundamentalismo, a emergência de um pensar e interpretar laicizados, o pragmatismo e a perda de referências éticas, a emergência da mulher e de novos sujeitos sociais  desafiam os missionários e missionárias e abrem novas possibilidades de vivenciar e expressar o carisma missionário.  Para ser um testemunho qualificado e profético nesta hora da história será fundamental  que os missionários e missionárias  sejam  pessoas atualizadas, com formação cultural qualificada, criativos e  inovadores, protagonistas, com todo o povo de Deus, de uma nova ordem social, econômica e cultural inspirados nos valores do evangelho e do Reino de Deus.

A missão enquanto Missionários  da Sagrada  Familia hoje se apresenta de um lado como mistagogia da profunda experiência de encontro com Deus a partir do modelo espiritual e missionário da Sagrada Familia sinalizando a importância da espiritualidade e da transcendência num contexto de secularismo, relativismo ético e religioso. De outro lado, em todas as partes do mundo, os missionários são  chamados a avançar na missão nas áreas de fronteira, nas novas fronteiras da missão e também nos enfoques específicos da congregação: família e vocações.  O legado espiritual e missionário do Pe. Jean Berthier(fundador MSF), missionário incansável, escritor, formador e pregador de retiros na montanha de La Salette, continua provocando e desafiando a sair de si e se torna luz sinalizadora quando afirma: “Foi para as missões estrangeiras que esta obra foi fundada!”.

A renovação das estruturas de animação e de governo, na perspectiva da leveza institucional não são apenas necessárias, mas vitais para as Congregações Religiosas.  Para realizar esta mudança estrutural será necessário um processo criativo, dialogal e firme de reestruturação que adeque as novas formas de organização para as novas situações das províncias e das congregações.  Este aggiornamentto implica em ampliar a congregacionalidade e a colaboração intercongregacional, flexibilizar as fronteiras provinciais , apostar na interação proativa e ampliar as formas de participação em todos os âmbitos.

Para realizar  este processo de animação e as mudanças significativas  nos próximos 6 anos a Congregação MSF elegeu o novo Conselho Geral: Pe Edmundo Michalski – Superior  Geral , Pe Agostinus Purnama -Vigário Geral, Pe Julio Cesar Werlang – Segundo Assistente (membro da Equipe de Reflexão Missionária-ERM) Pe Patrice Ralaivao –  Terceiro assistente, Pe. Bodgan Mikutra – Quarto assistente. Da Província do Brasil Meridional participaram de maneira ativa e marcante do capítulo o Pe José André da Costa( Diretor do IFIBE e Assessor do Centro Cultural Missionário),  o Pe Jandir Antônio Haas e o Pe Itacir Brassiani que esteve como Vigário Geral MSF no mandato cessante.

É importante destacar que o Capítulo Geral MSF se desenvolveu a partir de um processo bem participativo e dinâmico oferecendo espaço e oportunidade pra cada um expressar suas idéias,  propostas e perspectivas. As decisões, as linhas inspiradoras e linhas operacionais foram elaboradas com o envolvimento de toda a assembléia ( comunidades de discernimento, grupos temáticos e plenários).  A Ir. Vitoria RSC que assessorou e exerceu com maestria a função de facilitadora (facilitatrice), foi mais do que isso, uma experiente animadora, provocadora e inspiradora ( inspiratrice) como a chamou o Superior Geral, Pe Edmundo.

Que este processo envolvente e criativo, bem como as decisões tomadas  possam contribuir  para o avanço na missão, mas também na  metodologia e na participação,  para o pensar mais universal, congregacional e interinstitucional, para o diálogo efetivo com a sociedade civil, as organizações sociais  e os novos sujeitos nos mais diferentes e plurais lugares onde se realiza a ação evangelizadora e missionaria!

Publicações recentes