Missionárias Scalabrinianas realizam Capítulo Provincial em São Paulo

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Rosinha Martins| 04.04.13| Teve início na manha desta quinta, 04, o 19º Capítulo Provincial das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas da Província Nossa Senhora Aparecida, São Paulo.

De acordo com a Superiora Provincial, Irmã Neusa de Fátima Mariano,  o evento tem como objetivo principal indicar as capitulares para o 13º Capítulo Geral Eletivo que acontecerá em novembro de 2013 no Brasil.

“Além de nos atermos à preparação do Capítulo Geral da Congregação que se realizará no Brasil em novembro e apurar suas delegadas, apresentaremos também a realidade atual da Província por meio do relatório destes últimos seis anos”, disse.

As missionárias escolheram como tema iluminador para este evento, ‘Vocação Scalabriniana, testemunha de esperança e profecia’ e o lema ‘Erguei os vossos olhos e olhai os campos’(Jo 4,35), escolhido em base às principais necessidades da Congregação e busca de maior fidelidade à missão scalabriniana de servir e acompanhar os migrantes e refugiados.

“Nesse momento atual da sociedade, ser sinal profético é ser sinal de esperança no contexto das migrações. Cada vez mais cresce os desafios e as demandas que decorrem das migrações, dentro de uma sociedade globalizada, onde o fenômeno migratório cresce cada vez mais somos chamadas a ser um sinal de profecia e esperança e promover vida em abundância aos migrantes e aos refugiados”, relatou.

A Irmã ressaltou ainda que a diminuição das vocações tem constituído uma das grandes preocupações para a Congregação.

“Estamos convictas de que nada vale investirmos na Animação Vocacional, como missionárias religiosas scalabrinianas para os migrantes, se não renovarmos com coragem e ousadia profética a nós mesmas naquilo que é essencial para a nossa razão de ser, conviver e atuar na Igreja e no mundo das migrações”, concluiu.

Uma Celebração Eucarística, presidida pelo diocesano e assessor da Vida Religiosa na Diocese de Jundiái, padre Alberto Simionato, marcou o início do Capítulo.

Em sua homilia o padre ressaltou a força de Jesus manifestada na ressurreição e que impele os discípulos/as saírem em missão como testemunhas. “Jesus se mostra à comunidade cristã desvelando o coração de seus discípulos para acreditarem. Jesus fala para eles sobre o que realizava na força da profecia. E tudo que o discípulo faz deve ser em nome e por causa do ressuscitado. Seu nome é poderoso e ele é capaz de dar a visão e o poder de andar, assegurou.

Participam deste Capítulo, as Irmãs vindas dos mais variados campos de missão em Colômbia, Honduras, Equador e Bruxelas e dos seis estados do Brasil onde a Província atua: Espírito Santo, Paraná, Minas Gerais, São Paulo e Bahia.

Na tarde desta quinta, as capitulares fizeram a apuração dos votos das delegadas da Província Nossa Senhora Aparecida ao Capítulo Geral, vindos das 29 comunidades que compõem a Província Nossa Senhora Aparecida; refletem o tema “Vocação Scalabriniana, sinal de profecia e esperança, sob assessoria de Irmã Zenaide Martins e Irmã Renilda Teixeira Pereira.

Publicações recentes