Missionária recebe prêmio por cuidado à vítimas do Ebola

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

FM |29.01.2015| A missionária da Imaculada Conceição, Paciencia Melgar, se distingue pelo trabalho sanitário e de promoção da mulher, num hospital de Monrovia, na Libéria. A religiosa foi infectada com o Ebola, mas conseguiu sobreviver. O cuidado e a atenção prestada aos doentes do Hospital San José e às alunas da escola Alfonsa Cavin, em Monrovia, valeram à missionária o Prêmio Mundo Negro Fraternidade 2014.

O galardão será entregue sábado, 31 de janeiro, no 27º Encontro de Antropologia e Missão, que se realiza em Madrid, Espanha.

Melgar desenvolveu um importante trabalho sanitário no hospital da capital da Libéria, afetado com a expansão do vírus Ebola, tendo sido ela própria infectada com a doença, à qual conseguiu resistir. Na escola, distinguiu-se pela atenção prestada às mulheres liberianas, muitas delas sem formação por causa da guerra que atingiu o país.

O Prêmio da Fraternidade é entregue desde 1994 pela revista Mundo Negro, e tem como objetivo condecorar as pessoas que se destacam na defesa dos direitos humanos, do meio ambiente, na promoção da democracia, da cultura e dos valores africanos, assim como pelo trabalho a favor dos mais desfavorecidos.

Libéria pede ajuda para órfãos do Ebola
A necessidade de um compromisso de assistência social que vá além da emergência sanitária foi reclamado esta semana pela Presidente da Libéria, Ellen Johnson-Sirleaf, num pedido de ajuda à comunidade internacional para as cerca de 3.000 crianças que ficaram órfãs por causa da epidemia de Ebola.

«O Ébola deixou órfãs 3.000 crianças que agora precisam de apoio», afirmou a Chefe de Estado, enquanto destacava os avanços conseguidos nas últimas semanas na luta contra o vírus. Segundo Sirleaf, não foram detetados novos contágios em 13 dos 15 distritos do país e é possível que a situação se mantenha até finais de fevereiro. No ano passado, o Ebola causou mais de 9.000 mortos na África Ocidental, sobretudo na Libéria, Serra Leoa e Guiné Conacri.

Fonte: Fátima Missionária

Publicações recentes