Missa na Catedral da Sé, em São Paulo, marca o envio de missionárias para a Amazônia

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Renato Papis|Três religiosas embarcam para Amazônia na próxima semana, dia 4, onde vão atuar em Tabatinga, Diocese de Alto Solimões (AM). O trabalho que vão desenvolver faz parte do Projeto Missionário entre os Regionais da CNBB Sul 1 e Norte 1, criado em 1994, pelos Bispos do Estado de São Paulo, para colaborar com as igrejas na Amazônia. Nesta mesma celebração a Arquidiocese de São Paulo enviou um padre para a missão no estado do Pará (foto abaixo).

Uma missa na Catedral da Sé neste domingo, 26, marcou o envio das religiosas e do padre. Presidida pelo Arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo P. Scherer e concelebrada pelo presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia da CNBB, cardeal Cláudio Hummes, pelo presidente do Conselho Missionário Regional (Comire), dom Vicente Costa e dom Tarcísio Scaramussa, bispo auxiliar de São Paulo e vigário episcopal da Região Sé.

As provinciais das Congregações que enviam as missionárias também participaram da celebração, além de membros do Conselho Missionário Regional (Comire); da Conferência Nacional dos Religiosos do Brasil (CRB) Regional São Paulo; o secretário adjunto da CNBB Regional Sul 1, padre Nelson Rosselli Filho; o Vigário-geral da Diocese de Alto Solimões, padre Valdemir Geissler Ribeiro, demais padres presentes, familiares, amigos dos missionários e fiéis que lotaram a Catedral.

Foram enviadas as Irmãs: Isabel Patuzzo, da Congregação Missionárias da Imaculada – PIME; Julia Maria Peccim, dominicanas de São José Ilanz; Luiza Ferreira da Silva, da congregação Sagrada Família de Bordeaux e o padre Fabiano de Souza Pereira da Região Episcopal Santana que segue para Diocese de Castanhal(PA).

Em entrevista ao Regional, o cardeal Odilo P. Scherer, destacou o significado da Amazônia para o Brasil, para o mundo e para a Igreja, especialmente para a arquidiocese de São Paulo que envia esses missionários. “Ao enviarmos missionários para a Amazônia, estamos tentando responder ao clamor que nos vem da população e da Igreja que vive naquela imensa e importante Região do Brasil”, afirmou o  cardeal. “Nós, católicos de São Paulo, somos postos diante do grande desafio de sermos uma “Igreja em saída” (Papa Francisco, Evangelii gaudium), deixando de olhar apenas para as nossas próprias necessidades, que também são grandes, para irmos ao encontro de quem precisa mais ainda”, acrescentou.

Por fim, o cardeal felicitou os missionários, “faço votos que os 4 missionários, que partem do Regional Sul 1 para a Amazônia, junto com os outros que lá já se encontram, ajudem a despertar em nossas comunidades diocesanas uma consciência missionária atenta e generosa. Que este “envio” possa repetir-se muitas vezes daqui por diante”, finalizou.

O bispo de Jundiaí (SP) e Presidente do Comire, dom Vicente Costa, falou da importância desta missão para a Igreja da Amazônia e do trabalho que será realizado pelas irmãs na diocese de Tabatinga (AM). “Penso que é mais um sinal de partilha e de solidariedade da Igreja do Sul para com a Igreja da Amazônia” – prossegue Dom Vicente. “A experiência intercongregacional das três Irmãs que irão testemunhar sua consagração ao Reino em Tabatinga (AM) torna-se um sinal significativo da resposta da Igreja do Regional Sul 1 às necessidades da Igreja Amazônica. Que este sinal sirva de estímulo e de exemplo para que outros sigam este mesmo caminho”.

Já a presidente da CRB, Irmã Geni dos Santos Camargo ressaltou que a CRB é um Organismo de animação e articulação das Congregações Religiosas, em vista do compromisso missionário. Para ela, “o projeto Sul 1 Norte 1 possibilita uma oportunidade de responder a um dos grandes apelos missionários do Brasil, a Amazônia. É missão de fronteira, em vários aspectos: fronteira geográfica, literalmente, não apenas pela distância de São Paulo, também porque Tabatinga faz fronteira com Peru e Colômbia; é também fronteira cultural, étnica e religiosa”. “A CRB alegra-se em poder colaborar, enviando uma comunidade intercongregacional. É soma de forças, partilha de dons oferecidos pela Igreja de São Paulo e as Congregações que enviam as missionárias e pela Igreja de Tabatinga que acolhe a comunidade”, disse a religiosa.

Fonte: www.cnbbsul1.org.br

Fotos: Luciney Martins

Publicações recentes