México: encontro nacional reúne bispos comprometidos com os migrantes

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Mérida (RV) – Termina nesta sexta-feira (19), no Estado de Yucatán, no México, o XV Encontro Nacional sobre a Mobilidade Humana com a presença de vários bispos comprometidos com a Pastoral do Migrante. A iniciativa visa aperfeiçoar o trabalho de apoio e ajuda aos migrantes que, em particular no México e nos últimos anos, tem envolvido um número crescente de crianças.

Dom Emilio Carlos Berlie Belaunzarán, Arcebispo de Yucatán, disse que “ouvir o irmão migrante é ouvir a voz de Jesus. Então, a nossa missão é aquela de dar novamente a dignidade ao migrante. Hoje, o agente da pastoral, sacerdote, religioso ou leigo, é chamado do Deus Peregrino para construir o Reino da justiça e da solidariedade no mundo da mobilidade humana”.

Já o Bispo Auxiliar de Puebla e secretário da Conferência Episcopal do México, Mons. Eugenio Lira Rugarcía, comentou sobre o evento, dizendo que “queremos apoiar e ajudar os migrantes, coisa que fazemos há muito tempo, mas queremos fazer melhor perante as novas realidades que devemos enfrentar atualmente”. A Igreja no México é, talvez, a única instituição não-governamental que auxilia e protege os migrantes que, aos poucos, estão se transformando numa ‘população flutuante’ no país. (AC)

Fonte:Radio Vaticano

 

Publicações recentes