México: Bispo denuncia Tráfico de Pessoas

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Saltillo (RV) – A escravatura é “uma praga social fortemente presente também no mundo atual”, afirma o Papa Francisco, no anúncio do tema da sua mensagem para o Dia Mundial da Paz de 2015, que a Igreja Católica celebra em 01 de janeiro. Na edição de 2015, o tema é “Não mais escravos, mas irmãos”. Entretanto no México o Bispo de Saltillo (Coahuila), Dom Raul Vera Lopéz denunciou que o número de pessoas alvo do tráfico e exploração está em aumento no país, enquanto as autoridades pouco fazem para contrastar o problema. “O tráfico de seres humanos é a escravidão moderna que atinge principalmente mulheres e crianças”, afirmou.

“Os migrantes são os que mais sofrem com o tráfico de pessoas em Coahuila, é a parte de população completamente desprotegida”, sublinhou Dom Raul. O prelado observou que o problema do tráfico deriva da migração forçada de quem – principalmente cidadãos de países centro-americanos – procura um futuro melhor nos Estados Unidos, desafiando os riscos provocados por bandos criminosos que se aproveitam de sua condição.

“Quem está de passagem é a primeira vítima do crime organizado”, – reiterou o bispo. “Há quem exija dinheiro, quem os obrigue a cometer atividades ilícitas, e até quem os impeça de atravessar a fronteira”. Dom Vera, informa uma nota enviada à Agência Fides, quer desta maneira encorajar os migrantes a denunciar estes episódios, porque ainda hoje, com medo de represálias, poucos o fazem. (SP)

Fonte: Radio Vaticana

Publicações recentes