Mensagem inicial da presidente da CRB

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Na fonte de todos os nossos Institutos, encontra-se a experiência irresistível da ternura de Deus, que nossos Fundadores e nossas Fundadoras conheceram.  Acolheram o dom e abraçaram o caminho da consagração em situações difíceis, dolorosas e até extravagantes.

Aqui estamos, irmãs e irmãos, iniciando nosso Seminário Nacional para a VRC, exatamente porque damos importância vital à experiência originária dos nossos Fundadores e nossas Fundadoras, e desejamos responder, no hoje da nossa história, com fidelidade e vitalidade.

Eis-nos aqui para acolher e celebrar o grande DOM da Vida Religiosa Consagrada, que em nosso tempo deve constituir sinal de luz e de esperança e, por isso mesmo, nos propomos estar com os olhos do coração bem abertos, iluminados/as pelo Espírito de Deus, que nos impulsiona a ir ao encontro da vida, onde se encontra mais fragilizada, como Maria, que saiu às pressas ao encontro de Isabel. 

Aqui estamos porque cremos que a VRC ainda é um candelabro que ilumina à sua volta. Importa que não fiquemos presos/as à lógica da sobrevivência ou ao sentimento de nostalgia, mas ousemos abrir caminhos novos, dando lugar à profecia. 

Na casa de Maria, veremos ressoar mais uma vez seu clamor: “Fazei tudo o que meu Filho vos disser”! É indispensável a “conversão missionária” da Vida Religiosa Consagrada e, como disse o Papa Francisco, ela “passa pela redescoberta do sentido comunitário e pela alteração dos estilos de vida”.

“Com Maria, saiamos às pressas aonde clama a vida”!

Urge sermos comunidades de vida, na gratuidade, na comunhão, no serviço alegre, na oração e no silêncio.

Não tenhamos medo de ir em frente! Prossigamos com coragem.

Boa Assembleia e Fecundo Seminário para todos/as.

 

Aparecida, 04 de maio de 2018!

Ir.Maria Inês Vieira Ribeiro, mad.

Publicações recentes