Mensagem de Natal do cardeal Luis Antonio Tagle

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Às vezes parece que sempre é inverno na Síria, mas nunca Natal.

Durante meia década, a população tem sofrido os ventos cruéis da guerra. Milhões de pessoas não têm casa. Inclusive para aqueles que contam com um refúgio, não há calefação ou eletricidade. Nosso próprio pessoal da Cáritas queima sua mobília para manter-se aquecido. As escolas que ainda permanecem abertas não podem permitir-se pagar por combustível – as crianças utilizam pesadas mantas com as quais se envolvem enquanto estão sentadas em suas mesas.

Yusra, mãe de quatro crianças com menos de 6 anos, nos contava o que foi ter que fugir de sua casa para chegar a pé até Damasco. Depois de um tempo, chegaram a estar tão esgotados para levar sua bagagem que tiveram que abandoná-la à margem da estrada. No inverno, cada quilômetro percorrido parece dois. Agora não têm mais nada.

Pensamos nos pobres, nos idosos e nas crianças, amontoados em quartos de 10 em 10. Pensamos naqueles que estão vivendo na intempérie, naqueles sob bombardeio constante, naqueles que têm tomado o caminho depois de fugir de suas casas em busca de segurança.

Uma parte do dinheiro que temos recebido das campanhas na Caritas Internationalis vem sendo empregada na distribuição de vales de roupas e de calçados de inverno para 500 crianças em Damasco. É parte da ajuda que oferecemos, que inclui ainda assistência em saúde e educação, abrigo e aconselhamento.

Majida, com quatro filhos, nos dizia: “Não podem imaginar a felicidade que senti quando a Cáritas me chamou e disse que daria roupa para o inverno aos meus filhos. Aliviaram-me uma grande carga. Os preços das roupas estão inacessíveis. Ter roupa nova chegou a ser um sonho para meus filhos. Eles necessitam de verdade desta ajuda para poder ir à escola todos os dias e estar um pouco mais abrigados em nosso frio apartamento durante o inverno”.

Nada do que fazemos na Síria seria possível sem o compromisso de nossos companheiros que vivem lado a lado com estas pessoas. “Em meio a tanta devastação, é realmente heróico que homens e mulheres tenham permanecido ali para oferecer assistência material e espiritual”, afirmava o Papa Francisco. “Cada um deles está em nossos corações e orações”.

Esta guerra, em si mesma, tem sido o inverno mais cruel da Síria, mas sabemos que depois do inverno vem a primavera. Com a sua ajuda, as Cáritas ao redor do mundo vêm trabalhando pela paz na Síria. O Papa Francisco é um dos defensores de nossa campanha Síria: a paz é possível. “Imploremos a graça da conversão dos corações de quem tem a responsabilidade dos destinos do mundo, dessa região e de todos os que intervêm nela”, dizia o Papa.

“Percebemos a brancura de uma pomba no ar frio do inverno como algo perfeito – a paz na Síria seria a maior das perfeições neste Natal”.

Desejo um feliz e bendito Natal a vocês e a todos os seus entes queridos.

Cardeal Luis Antonio Tagle
Presidente da Caritas Internationalis

Publicações recentes