Brasília, 09 de fevereiro de 2018

Um novo espírito…

“O Senhor nos está dando ‘um novo Espírito e um novo coração’”(Ez36,26)… este é o sentimento mais revelado entre os Religiosos(as) Consagrados(as)  participantes do CERNE 117 que está sendo realizado em Brasília-DF no período de 04 de fevereiro a 15 de março deste ano nas instalações do Centro Cultural Missionário da CNBB.

Para a Ir. Mariluce, IJE, “o CERNE é momento de revigoramento. A temática da Formação Humana-Espiritual dentro da Psicologia da Vida Consagrada, vista até agora, dá-nos uma perspectiva mais madura a cerca de nós próprios para uma sadia atualização de nossos valores”.

“O CERNE está cumprindo o seu objetivo e correspondendo às expectativas por ser uma revisão de vida, principalmente para mim, pois na minha idade, quero projetar a minha etapa final, como diz São Paulo: ‘completar a corrida’, com o mesmo vigor do meu ‘chamado’, disse a Ir. Tânia, FMA.

O lema da última AGE ecoa muito forte em nossos ouvidos e em nossos corações: “Eis que estou fazendo uma coisa nova” (Is 43,19). E o Senhor pergunta-nos pelo profeta “Será que vocês não percebem?”. Realmente precisamos perceber.

Perceber que o(a) Consagrado(a) Discípulo(a)-Missionário(a) necessita de uma constante revisão de vida, de “subir ao monte, para descansar e rezar um pouco a sós com o seu Senhor Amado”, a fim de recuperar o fôlego e as forças(cf.Lc 9,28).

Perceber as inconsistências que asfixiam o amor aos irmãos e irmãs nas nossas comunidades religiosas e são contra testemunhos de Vida Fraterna, pois o Senhor nos disse: “entre nós, não deve ser assim” (cf.Mc 10,43).

Perceber que as “dores” dos ciclos e do trabalho, as fadigas do corpo e da alma, precisam ser sinalizadas com um “grito ao Amado” (São João da Cruz), pois o nosso irmão e a nossa irmã necessitam de animação, auxílio e conforto no “tempo que se chama: hoje”(Hb 3,13).

Perceber enfim, que a mística revitalizadora na opção fundamental pelo Senhor Jesus e o seu Evangelho nos levará à vida nova no Espírito, rumo ao Reino de “Vida e de verdade, de santidade e de graça, de justiça, amor e paz” (Prefácio da Solenidade de Cristo Rei).

Ir. Cátia, Dominicana de Santa Catarina de Sena

Pe. Reuber, Miliciano de Cristo

 

 

SDS Bloco H - nº 26 - Sala 507 - Edfício Venâncio II

CEP: 70393-000 - Brasília - DF - Brasil (061) 32265540 - Fax: (061) 3225 3409 crb@crbnacional.org.br

2018 - CRB Nacional.org.br

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?