Madagascar- Dor e revolta com o assassinado de missionária

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Rosinha Martins | Três supostos assassinos da missionária francesa Irmã Marie Emmanuel, encontrada morta no sábado,02 em Mandritsara, nordeste de Madagascar, foram acusados e presos nesta segunda, 04. Em Mandritsara o clima é de dor e revolta. A população foi às ruas pedir justiça pela morte da missionária.

Irmã Marie Emmanuel Helesbeux, francesa,  82, pertencia à Congregação das Irmãs de Santa Teresa de Avesnes e há 42 anos residia na comunidade da Providência, clínica da congregação, onde ela trabalhava como enfermeira.

O corpo de Irmã Emmanuel foi sepultado em Mandritsara nesta segunda. De acordo com o jornal francês ‘liberation’, milhares de pessoas participaram do funeral. “Havia 42 religiosos, 13 sacerdotes e 2 bispos, cerca de 2.000 pessoas no pátio da igreja, muitas pessoas estavam chorando: crianças, irmãs e outros”, relatou uma co-irmã de Emmanuel, Irmã Anne-Françoise.

Razão do crime: Os três homens com idade entre 26 a 35 anos confessaram ter assassinado a religiosa e eram conscientes das razões: dinheiro. Um dos supostos autores, Bernard Ratsimbazafy de apelido “Ramallah”, 35 anos, era agricultor e ex-funcionário das Irmãs. Ele teria se apropriado de quatro cômodos das Irmãs e elas teriam reivindicado parte do rendimento do aluguel. 
Entre os assassinos estão um cabeleireiro, Rakotozara Etienne, 26, e um açougueiro, Richard Rabemorasata apelidado por “Jean Kely”, 26 anos.

A emboscada – A irmã foi chamada sob alegação de que a filha de um deles estaria doente. Os três homens a levaram para um lugar completamente deserto, à noite. Etienne Rakotozara, o maior dos três, estrangulava a religiosa enquanto os outros dois a imobilizavam, disseram os réus à polícia. “Eles a torturam, disse a Irmã Anne-Francoise, referindo-se a amputação de um dos braços.

“É muito difícil para todas nós, teremos mais cautela pois, as pessoas que fizeram isso, foram pessoas que por muito tempo ajudaram Irmã Emmenuel, concluiu irmã Françoise.. Aposentado desde 1993, a Irmã Emmanuel chegou em Madagascar em 1971 e trabalhou 42 anos como enfermeira. 
Fonte: Liberation.fr

Religiosas de Santa Teresa em missão em Madagascar

Imagens:viereligieuse.com

 

 

Publicações recentes