João Paulo 2º tem milagre aprovado e se aproxima da canonização

CIDADE DO VATICANO, 2 Jul (Reuters) – O papa João Paulo 2o se aproximou da santidade nesta terça-feira, depois que uma comissão de cardeais e bispos ter creditado a ele um segundo milagre desde a sua morte, informou a imprensa italiana.

A cerimônia de canonização do pontífice polonês, que morreu em abril de 2005, poderia acontecer já em dezembro, segundo a agência de notícias Ansa. Este seria o avanço mais rápido para a santidade dos tempos modernos.

O estágio restante no procedimento é a assinatura do atual papa, Francisco, confirmando a decisão.

As autoridades do Vaticano não quiseram comentar.

A Congregação para as Causas dos Santos, órgão do Vaticano que analisa candidatos à santidade, decidiu que a intervenção do papa João Paulo 2º estava por trás da cura de uma mulher da Costa Rica em 1o de maio de 2011, de acordo com a mídia.

Ele já havia recebido crédito por pedir a Deus pela cura da freira francesa Irmã Marie Simon-Pierre Normand do Mal de Parkinson, o que ajudou a levar à sua beatificação em 2011, quando foi declarado um “abençoado” da Igreja.

Um segundo milagre é necessário para que alguém seja declarado santidade completa.

O sucessor de João Paulo 2o, Bento 16, dispensou uma regra da Igreja que normalmente exige um período de cinco anos de espera até que possam começar as preliminares para a santidade.

O pontificado de 27 anos de João Paulo 2o viu o colapso do comunismo na Europa Oriental, a partir de seu país natal, a Polônia.

Milhões de pessoas compareceram ao seu funeral, em 2005, e muitos gritaram “Santo Subito”.

(Reportagem de Catherine Hornby)

Posts relacionados

Dehonianos em festa!

honianos Hoje, 12 de agosto, celebramos o falecimento de Padre João Leão Dehon (1843 – 1925), Fundador da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de

Leia mais »

O túmulo de um bispo

Aqui foi enterrado um santo profeta, que, até na morte, continua profetizando. Pedro Casaldáliga, “Anjo” da Igreja de São Félix do Araguaia. Santo Súbito! Do

Leia mais »